Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16917
Título: Uma abordagem sistêmica para a mecânica cênica : a flexibilidade do teatro de proscênio.
Título(s) alternativo(s): Una aproximación sistémica a la mecánica escénica : la flexibilidad del teatro proscenio.
A systemic approach to stage machinery : the proscenium theatre flexibility.
Autor(es): Barbosa, Filipe Freire Pederneiras
Vale, Clécio Magalhães do
Lamounier, Rosamônica da Fonseca
Palavras-chave: Teatro de proscênio
Cinotecnia
Mecânica cênica
Edificios como sistemas
Flexibility
Data do documento: 2023
Referência: BARBOSA, F. F. P.; VALE, C. M. do; LAMOUNIER, R. da F. Uma abordagem sistêmica para a mecânica cênica: a flexibilidade do teatro de proscênio. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 8, n. 1, p. 68-85, jan. 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/30092>. Acesso em: 15 mar. 2023.
Resumo: Tomando o teatro de proscênio como objeto de estudo, este artigo aborda a mecânica cênica sob uma perspectiva sistêmica. Enquanto uma disciplina que compõe o planejamento de espaços cênicos em edifícios teatrais, a mecânica cênica tem sido flagrantemente negligenciada pela literatura brasileira sobre esse tipo edificação. A análise dos principais espaços que compõem especificamente o teatro de proscênio e o reconhecimento das funções a eles designadas no desempenho das atribuições principais desse tipo de edifício permitem estabelecer a notável influência que a mecânica cênica exerce sobre o seu planejamento. Mais do que isso, é possível afirmar que os elementos da mecânica cênica têm um papel fundamental na garantia da flexibilidade de usos ao teatro de proscênio e, consequentemente, na manutenção da vida útil funcional da edificação. Tendo isso em vista, a compreensão das relações mantidas entre o edifício e as tecnologias nele contidas é essencial para a concepção de teatros tecnicamente adequados, capazes de continuar desempenhando suas funções ao longo do tempo. Para a construção de uma abordagem que facilite o entendimento dessas relações, apoiou-se em um referencial teórico que analisa os edifícios conforme compostos por camadas construtivas, no qual também se discutem estratégias que visam a flexibilidade dos objetos arquitetônicos, a partir da definição dos seus elementos permanentes. A partir dos conceitos estudados, foi desenvolvida uma metodologia que sistematizou requisitos, aparatos técnicos e especificidades de organização dos seus elementos no espaço, como uma forma de orientar a abordagem da mecânica cênica no campo projetual.
Resumo em outra língua: Tomando el teatro proscenio como objeto de estudio, este artículo aborda la mecánica escénica desde una perspectiva sistémica. Como disciplina que compone la planificación de los espacios escénicos en los edificios teatrales, la mecánica escénica ha sido descuidada por la literatura brasileña sobre este tipo de edificios. El análisis de los principales espacios que componen especialmente el teatro proscenio y el reconocimiento de las funciones que se les asignan en el desempeño de las atribuciones principales de este tipo de edificación permiten establecer la notable influencia que la mecánica escénica ejerce en su planeamiento. Más aún, es posible afirmar que los elementos de la mecánica escénica desempeñan un papel fundamental en garantizar la flexibilidad de usos del teatro proscenio y, en consecuencia, en el mantenimiento de la vida útil funcional del edificio. En este sentido, comprender las relaciones que se mantienen entre el edificio y las tecnologías contenidas en él es fundamental para el diseño de teatro técnicamente adecuados, capaces de seguir desempeñando sus funciones en el tiempo. Para la construcción de un enfoque que facilite la comprensión de estas relaciones, se apoyó en un marco teórico que analiza los edificios como compuestos de capas constructivas, en el que también se discuten estrategias que apuntan a la flexibilidad de los objetos arquitectónicos a partir de la definición de sus elementos permanentes. A partir de los conceptos estudiados, se desarrolló una metodología que sistematizó requisitos, aparatos técnicos y especificidades de organización de sus elementos en el espacio, como forma de orientar el abordaje de la mecánica escénica en el campo del diseño.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16917
DOI: https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n1ID30092
ISSN: 2448-296X
Licença: O periódico Revista Projetar permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2382>. Acesso em: 27 set. 2022.
Aparece nas coleções:DEARQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AbordagemSistêmicaMecânica.pdf26,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.