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Title: Capital social e capital cultural : do habitus ao espaço social da cidade de Ouro Preto.
Other Titles: Capital social y capital cultural : del habitus al espacio social de la ciudad de Ouro Preto.
Social capital and cultural capital : from habitus to the social space of Ouro Preto´s city.
Authors: Viana, Francisca Diana Ferreira
Pinto, Marco Aurélio Xavier
Silva, Ivair Ramos
Keywords: Ouro Preto
Capital social
Capital cultural
Capital económico
Cultural services
Issue Date: 2022
Citation: VIANA, F. D. F.; PINTO, M. A. X.; SILVA, I. R. Capital social e capital cultural : do habitus ao espaço social da cidade de Ouro Preto. Argumentos, v. 19, n. 2, p. 192-217, jul./dez. 2022. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/6156>. Acesso em: 03 maio 2023.
Abstract: Esta pesquisa é uma investigação sobre a natureza da demanda por produtos e serviços culturais gratuitos por discentes do ensino técnico profissionalizante da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. As questões abordadas tratam do conceito de capital cultural tendo como referência os estudos de Pierre Bourdieu. A pesquisa de campo foi realizada no final do segundo semestre de 2018 e início de 2019 e envolveu uma amostra de 248 alunos. O estudo utilizou como ferramenta exploratória um questionário com 38 questões fechadas e uma aberta onde se coletaram informações socioeconômicas, educacionais, preferências musicais, percepção a respeito dos bens e serviços culturais oferecidos pela cidade e sua satisfação para com eles, etc. Os resultados pouco expressivos para capital cultural são reforçados, por exemplo, pela falta de hábito de leitura dos entrevistados (quase 50% não havia lido livro algum nos últimos três meses que antecederam a entrevista).
metadata.dc.description.abstracten: Esta investigación es una investigación sobre la naturaleza de la demanda de productos y servicios culturales gratuitos por parte de estudiantes de educación técnica profesional en la ciudad de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Los temas abordados versan sobre el concepto de capital cultural con referencia a los estudios de Pierre Bourdieu. La investigación de campo se realizó a finales del segundo semestre del 2018 e inicios del 2019 e involucró una muestra de 248 estudiantes. El estudio utilizó como herramienta exploratoria un cuestionario con 38 preguntas cerradas y una abierta donde se recogió información socioeconómica y educativa, preferencias musicales, percepción sobre los bienes y servicios culturales que ofrece la ciudad y su satisfacción con los mismos, etc. Los resultados inexpresivos para el capital cultural se ven reforzados, por ejemplo, por la falta de hábitos lectores de los entrevistados (casi el 50% no había leído ningún libro en los últimos tres meses previos a la entrevista).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16851
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v19n2p.192-217
ISSN: 2527-2551
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.
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