Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16768
Título: Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais : um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG.
Autor(es): Oliveri, Andressa Maris Rezende
Orientador(es): Jardilino, José Rubens Lima
Palavras-chave: Professores - formação
Educação e estado
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Brasil
Programa Observatório da Educação - OBEDUC
Prática de ensino
Data do documento: 2023
Membros da banca: Jardilino, José Rubens Lima
Ferreira, Ana Cristina
Nunes, Célia Maria Fernandes
Farias, Isabel Maria Sabino de
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Referência: OLIVERI, Andressa Maris Rezende. Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais: um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG. 2023. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise da trajetória de implementação e os efeitos dos programas Prodocência, Obeduc e Pibid, implementados no período de 2009 a 2019 pela UFOP e IFMG/campus Ouro Preto, na formação de professores e nas escolas participantes. Como fio condutor deste estudo, foi estabelecida a seguinte pergunta: Quais os efeitos da política educacional materializada nos programas Prodocência, Obeduc e Pibid nas dimensões do conhecimento profissional docente, práticas pedagógicas, permanência e valorização da profissão? Considerando a atuação dos sujeitos sobre a política na trajetória de implementação desta, percebe-se que estes programas colaboraram para que houvesse efeitos não apenas na formação inicial de professores, mas também na formação continuada e no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior e da Educação Básica integrantes/egressos destes programas. A sustentação teórica desta tese foi firmada nos conceitos de implementação, de atuação sobre a política e do Ciclo de Políticas. A trajetória da política é influenciada pela atuação dos atores sociais produzindo efeitos no contexto da prática. O caminho metodológico envolveu a entrevista semiestruturada com 22 docentes integrantes/egressos dos programas e a análise dos documentos produzidos no âmbito do governo federal e das Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras. A Análise Crítica do Discurso e as teorias que tratam da política educacional e formação de professores nos auxiliaram no entendimento dos discursos constituintes da política nos contextos de influência, produção de textos e seus efeitos no contexto da prática. Sob a perspectiva dos entrevistados e documentos analisados, percebe-se como efeitos dos programas: discussão sobre política educacional; condições de trabalho; identidade e profissionalidade docente; aprendizagem da docência na constituição dos saberes e os aspectos políticos e sociais que envolvem a profissão e a vida dos sujeitos; maior aproximação entre IES e escolas; formação pela pesquisa; estímulo de práticas formativas diferenciadas nas IES e escolas; colaboração no desenvolvimento dos cursos de licenciatura. Os programas abrangeram atividades relacionadas aos três pilares das IES: ensino, pesquisa e extensão. E foram relevantes para as licenciaturas das IES que experimentaram um período fértil de desenvolvimento, consolidação e valorização no contexto institucional. Contudo, eles foram criados como políticas de governo, situação que colabora para a desmobilização, extinção e criação de novos programas sem a devida avaliação e o aprimoramento daqueles já existentes. É necessário o estabelecimento de uma política de Estado para a educação que contemple a formação crítica e reflexiva, a autonomia dos sujeitos, as condições de trabalho, a valorização da carreira, a jornada de trabalho e salários para que se possa ter uma educação de qualidade para todos.
Resumo em outra língua: The present research aims to analyze the implementation trajectory and the effects of the Prodocência, Obeduc and Pibid programs, implemented in the period from 2009 to 2019 by UFOP and IFMG /Ouro Preto in the training of teachers and in the participating schools. As the guiding principle of this study, the following question was established: What are the effects of the educational policy materialized in the Prodocência, Obeduc and Pibid programs in the dimensions of professional teaching knowledge, pedagogical practices, permanence, and appreciation of the profession? Considering the actions of the subjects on the policy in the trajectory of its implementation, it is perceived that these programs collaborated so that there were effects not only in the initial training of teachers, but also in the continuing training and professional development of the Higher Education and Basic Education teachers who are members/graduates of these programs. The theoretical support of this thesis was established in the concepts of implementation, action on the policy, and Policy Cycle Approach. The trajectory of the policy is influenced by the actions of social actors, producing effects in the context of practice. The methodological path involved a semi-structured interview with 22 faculty members/graduates from the programs and the analyses of documents produced within the scope of the federal government and the Higher Education Institutions (HEIs). Critical Discourse Analysis and theories dealing with educational policy and teacher training helped us understand the constituent discourses of policy in contexts of influence and production of texts, and their effects in the context of practice. From the perspective of the interviewees and analyzed documents, it is perceived as effects of the programs: discussion on educational policy; working conditions; teaching identity and professionalism; teaching learning in the constitution of knowledge and the political and social aspects that involve the profession and the lives of subjects; greater approximation between HEIs and schools; training through research; stimulation of differentiated training practices both in HEIs; and collaboration for the development of degree courses. The programs covered activities related to the three pillars of HEIs: teaching, research, and extension programs. And they were relevant for the degrees of the HEIs that experienced a fertile period of development, consolidation, and appreciation in the institutional context. However, they were created as government policies, a situation that contributes to the extinction of these programs and the creation of new ones without proper evaluation and improvement of the existing programs . It is necessary to establish a state policy for education in a way that includes critical and reflective training; the subjects' autonomy, working conditions, career enhancement, working hours and wages so that quality education can be provided for all.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16768
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Doutorado (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_AnáliseContextosImprementação.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons