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Título: Perspectivas de inovação nos projetos políticos pedagógicos e currículos voltados ao ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia : um estudo envolvendo universidades federais do estado de Minas Gerais.
Autor(es): Carvalho, Renata Cristina de Souza
Orientador(es): Franco, Marco Antônio Melo
Palavras-chave: Projeto político-pedagógico
Inovação
Pedagogia
Ciência - estudo e ensino
Currículos
Data do documento: 2023
Membros da banca: Franco, Marco Antônio Melo
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Nunes, Célia Maria Fernandes
Campani, Adriana
Silva, Fernando César
Referência: CARVALHO, Renata Cristina de Souza. Perspectivas de inovação nos projetos políticos pedagógicos e currículos voltados ao ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia: um estudo envolvendo universidades federais do estado de Minas Gerais. 2023. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: O cenário atual é marcado por avanços no campo cientifico e tecnológico e pelas transformações expressivas da sociedade quanto à sua função, estrutura e dinâmica. Esse quadro de evoluções e transformações têm influenciado o campo educacional no âmbito do ensino superior. Sugerem mudanças nas prioridades das instituições de modo que adaptem suas estruturas acadêmica, curricular, pedagógica e metodológica para operar de forma conectada a essas demandas contemporâneas. Esse movimento nos conduziu a pensar a inovação no contexto universitário e observar o papel e a importância que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) podem apresentar, para que inovações sejam propostas e executadas. Por isso, no presente estudo, propôs-se investigar as tentativas de inovação nos projetos políticos pedagógicos (PPP) e currículos voltados ao Ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia, oferecidos na modalidade presencial pelas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. O estudo dividiu-se em duas partes. A primeira parte referiu-se ao enquadramento teórico que subsidia a investigação, contextualizando sobre: 1) aspectos que orientam a formação inicial docente ressaltando a área de ensino de Ensino de Ciências - contextualizando a temática de investigação que abrange essas duas perspectivas e procurando estabelecer relações entre seus aspectos históricos e pedagógicos, bem como as abordagens metodológicas do Ensino de Ciências que são consideradas inovadoras. 2) estudos teóricos sobre as perspectivas e concepções de Inovação – considerando os múltiplos sentidos e variações que o termo invoca e dialogando com temáticas importantes que permeiam os cenários educacionais em virtude das transformações econômicas e socioculturais que se processam com as demandas atuais. A segunda parte contemplou o estudo propriamente dito, por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados a análise documental. As informações foram coletadas em fontes primárias, como os documentos técnicos: Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia; Componentes Curriculares; Documentos de Reestruturação Curricular e Ementários. A verificação ocorreu mediante Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin, seguindo três fases pré definidas: pré analise, exploração do material e tratamento dos dados. Nessa análise, foi possível identificar indícios de que os seis PPPs dos cursos de Pedagogia, em suas especificidades, são importantes aliados na promoção de inovações. Estes documentos apresentaram aspectos referentes às perspectivas de Inovação apontadas pelos autores que fundamentaram este estudo. Observou-se que os projetos e inovações caminham juntos quando os objetivos que os direcionam são pensados para uma proposta de formação docente humana, que se preocupa em refletir sobre os diversos saberes, valores, crenças, concepções, que emergem durante o processo formativo. A análise no que tange ao Ensino de Ciências, demostrou a importância de se ressignificar as propostas de formação para que valorizem uma relação horizontal entre os indivíduos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, articulando: teoria e prática, abordagens metodológicas e tecnologias aos objetivos de aprendizagem, bem como aos diversos saberes que emergem nas instituições e nos cursos de formação docente.
Resumo em outra língua: The current scenario is marked by advances in the scientific and technological field and by significant changes in society in terms of its function, structure and dynamics. This picture of evolutions and transformations has influenced the educational field in the context of higher education. They suggest changes in the institutions' priorities so that they adapt their academic, curricular, pedagogical and methodological structures to operate in a way that is connected to these contemporary demands. This movement led us to think about innovation in the university context and observe the role and importance that Pedagogical Political Projects (PPP) can present, so that innovations are proposed and implemented. For this reason, in the present study, it was proposed to investigate innovation attempts in political pedagogical projects (PPP) and curricula aimed at Science Teaching in Pedagogy courses, offered in face-to-face modality by the Federal Universities of the State of Minas Gerais. The study was divided into two parts. The first part referred to the theoretical framework that subsidizes the investigation, contextualizing about: 1) aspects that guide initial teacher training, emphasizing the teaching area of Science Teaching - contextualizing the research theme that covers these two perspectives and seeking to establish relationships among its historical and pedagogical aspects, as well as methodological approaches to Science Teaching that are considered innovative. 2) theoretical studies on the perspectives and concepts of Innovation – considering the multiple meanings and variations that the term invokes and dialoguing with important themes that permeate educational scenarios due to the economic and sociocultural transformations that are processed with current demands. The second part contemplated the study itself, through a qualitative approach, using document analysis as an instrument for data collection. The information was collected from primary sources, such as technical documents: Pedagogical Political Projects of Teaching Degree Courses in Pedagogy; Curricular components; Curriculum Restructuring Documents and Summaries. Verification took place through Content Analysis based on Laurence Bardin, following three pre-defined phases: pre-analysis, material exploration and data processing. In this analysis, it was possible to identify evidence that the six PPPs of the Pedagogy courses, in their specificities, are important allies in the promotion of innovations. These documents presented aspects related to the perspectives of Innovation pointed out by the authors who supported this study. It was observed that projects and innovations go hand in hand when the objectives that guide them are designed for a human teacher training proposal, which is concerned with reflecting on the different knowledge, values, beliefs, conceptions that emerge during the training process. The analysis regarding the Teaching of Sciences, demonstrated the importance of re-signifying the training proposals so that they value a horizontal relationship between the individuals involved in the teaching and learning processes, articulating: theory and practice, methodological approaches and technologies to the objectives of learning, as well as to the different types of knowledge that emerge in institutions and teacher training courses.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16765
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Doutorado (Tese)

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