Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16690
Título: A participação do sistema bancário no financiamento produtivo brasileiro de 2010 a 2015.
Autor(es): Silva, Fernanda Faria
Araújo, Gabriela
Palavras-chave: Abertura financeira
Crédito
Grandes empresas
Data do documento: 2022
Referência: SILVA, F. F.; ARAÚJO, G. A participação do sistema bancário no financiamento produtivo brasileiro de 2010 a 2015. Revista Acadêmica Pensar Além, v. 6, n. 1, p. 42-66, 2022. Disponível em: <https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/69>. Acesso em: 01 mar. 2023.
Resumo: Este artigo objetiva verificar se o processo de abertura financeira contribuiu para ampliar as possibilidades de financiamento do setor produtivo do Brasil. E compreender a dinâmica do financiamento de longo prazo e a participação do sistema bancário público e privado (nacional e estrangeiro) neste processo. De maneira mais específica, analisará o efeito do desenvolvimento do setor financeiro e da concessão de crédito sobre a estrutura de capital de grandes empresas brasileiras selecionadas. Ele incorpora os determinantes do padrão de alavancagem de uma empresa, que incluem o tamanho da empresa, estrutura de ativos, rentabilidade, crescimento, risco de negócio, idade da empresa e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na forma de controle de variáveis. A partir dos dados, é possível inferir sobre a não alteração no padrão de financiamento das empresas brasileiras e na relação direta das mesmas com a oferta de crédito em cada estado.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16690
Link para o artigo: https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/revistapensaralem/article/view/69
ISSN: 2674-5763
Aparece nas coleções:DEECO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ParticipaçãoSistemaBancário.pdf
  Restricted Access
429,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.