Abordando a natureza da ciência por meio de um documentário : contribuições na formação de graduandos de uma universidade pública brasileira.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Quando refletimos sobre o quê e o como ensinar Ciências para nossos estudantes, sejam eles
da educação básica ou superior, nos deparamos com uma literatura vasta. Um dos caminhos
que podemos percorrer para contribuir com a compreensão sobre a ciência pelos estudantes
é favorecer a compreensão do que seja Natureza da Ciência (NdC). Nos cursos de formação
de professores é importante criar condições para que os licenciandos vivenciem e reflitam
sobre essa questão e tenham contato com estratégias diferenciadas de ensino que perpassam
essa temática. No sentido de que licenciandos em fase final de curso tenham um arcabouço
de experiências e que estas possam mais tarde ser adaptadas à realidade escolar que estejam
inseridos, relatamos no presente artigo uma atividade realizada em uma turma de graduação
de química licenciatura que cursava, no momento, a disciplina de História da Química em uma
universidade federal brasileira. Propomos neste trabalho uma discussão sobre como o uso de
um documentário pode contribuir na abordagem do conteúdo da História da Ciência e no
desenvolvimento de competências relacionadas à NdC pelos licenciandos. Para tanto, nos
norteamos pela seguinte pergunta: “Como estratégias de ensino que abordam a História da
Ciência podem contribuir para uma melhor compreensão da NdC?” Utilizamos da Análise de
Conteúdo proposta por Bardin (2001) para analisar os resultados. Os resultados nos indicam
que os estudantes tiveram uma excelente compreensão sobre a construção coletiva da ciência
e do percurso trilhado pelos pesquisadores até chegarem a resultados considerados
satisfatórios, além de perceberem a importância de várias mulheres na construção do
conhecimento. Ademais, foi possível perceber uma melhora acentuada no engajamento, de
forma geral, de todos os graduandos na disciplina.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores
Citação
PATROCÍNIO, S. de O. F.; CASELA, I. Abordando a natureza da ciência por meio de um documentário: contribuições na formação de graduandos de uma universidade pública brasileira. Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 3, 2020. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1412>. Acesso em: 11 out. 2022.