Luminotecnia e patrimônio edificado : o caso do Convento da Penha, Vila Velha - ES.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A iluminação é parte importante do projeto arquitetônico, inclusive naqueles voltados para o patrimônio histórico edificado. Um projeto luminotécnico adequado, efetivamente ajustado às demandas, valoriza o monumento e também todo o seu entorno, contribuindo para a sua preservação. Este trabalho tem como objetivo compreender as premissas de projeto adotadas para a iluminação monumental de edificações e conjuntos arquitetônicos com interesse de preservação patrimonial; bem como entender o papel da iluminação na valorização e preservação do patrimônio cultural. Toma-se como objeto de estudo o Convento da Penha, em Vila Velha – E.S., conjunto datado a partir do século XVI e que teve sua iluminação restaurada em 2018. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com revisão multidisciplinar de literatura referente aos temas relacionados à preservação do patrimônio cultural e à luminotecnia. O trabalho baseou-se em estudo de caso, com coleta de dados por meio de análise documental, entrevistas com os envolvidos no projeto e observações in loco. A partir dos dados coletados foi possível entender o processo do projeto luminotécnico e analisá-lo de acordo com as três funções identificadas como inerentes à preservação: sustentabilidade, comunicação e valorização. A sustentabilidade das práticas projetuais aplicadas, tem como premissa a conservação simbólica do monumento para a sociedade contemporânea, porém sem comprometer as futuras gerações, garantindo que estas terão a oportunidade de fazer a própria leitura. A comunicação tem o papel de evidenciar suas características principais, guiando e facilitando a leitura do observador, ao refletir a história ali contada. A valorização é o resultado das duas anteriores quando bem aplicadas, viabilizando o seu uso, fortalecendo o interesse da comunidade na manutenção do seu funcionamento. Por fim, foram apresentadas diretrizes para futuros processos de projeto luminotécnico voltados para edificações com interesse de preservação patrimonial.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Convento de Nossa Senhora da Penha - Vila Velha-ES, Iluminação diretrizes, Patrimônio cultural, Patrimônio cultural preservação, Iluminação de interiores - luminotecnia
Citação
TORRES, Rebeca Wright. Luminotecnia e patrimônio edificado : o caso do Convento da Penha, Vila Velha - ES. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.