Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16529
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Inajara de Salles Vianapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Maia Bruno Nepomuceno-
dc.date.accessioned2023-05-05T18:04:52Z-
dc.date.available2023-05-05T18:04:52Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Mayara Maia Bruno Nepomuceno. Saberes docentes mobilizados por professores de matemática durante um curso de formação continuada com o método Peer Instruction. 196 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16529-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisa as possíveis contribuições de uma formação continuada de curta duração com professores de Matemática delimitada pelo objetivo geral de compreender que saberes docentes são mobilizados por meio do método Peer Instruction (PI) em aulas de Matemática. Para isso, a investigação pautou-se em uma abordagem qualitativa em que foi proposta a seguinte questão de investigação: Que saberes docentes são mobilizados por meio do método PI em aulas de Matemática? As referências teóricas e metodológicas que alicerçaram a discussão acerca deste objeto apoiam-se nos autores: Tardif (2004), Libâneo (2022), Mazur (2005), Franco (2019) entre outros. Como objetivos secundários dessa proposta delimitou-se analisar o conceito de metodologia ativa, em especial o PI; compreender o potencial do método PI para a mobilização de saberes docentes dos participantes e, por fim, entender como a formação continuada pode auxiliar no processo de mobilização dos saberes docentes. Para tal, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários, inicial e final, o curso ‘Peer Instruction e Geometria’, o grupo focal que foi realizado após o término do curso, e, permeando todo o processo o diário de campo da professora pesquisadora. A análise dos dados foi feita seguindo os pressupostos teóricos da Análise de conteúdo de Bardin (2011) para organização e verificação do que fora encontrado construiu-se uma analogia dos saberes docentes com os minerais e a mineração presentes na região de Ouro Preto. Dos dados emergiram as seguintes categorias de saberes dos professores: experiencial, curricular, disciplinar e o da formação, como proposto por Tardif (2004) e, para além desses, foram identificados os saberes docentes tecnológicos e os saberes convergentes, que são fomentados pela união de dois ou mais saberes, já anteriormente citados. A pesquisa envolveu professores de diversas escolas do Estado de Minas Gerais que participaram de um curso de 20 horas denominado PEER INSTRUCTION E GEOMETRIA ESPACIAL PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. No final percebeu-se pelas amplas declarações dos docentes participantes de que os objetivos da pesquisa foram alcançados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleSaberes docentes mobilizados por professores de matemática durante um curso de formação continuada com o método Peer Instruction.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeNeves, Inajara de Salles Vianapt_BR
dc.contributor.refereeCoura, Flávia Cristina Figueiredopt_BR
dc.contributor.refereeTinti, Douglas da Silvapt_BR
dc.contributor.refereeRosa, Miltonpt_BR
dc.description.abstractenThe present study analyzes the possible contributions of a short-term continuing education with Mathematics teachers delimited by the general objective of understanding which teaching knowledge is mobilized through the Peer Instruction (PI) method in Mathematics classes. For this, the investigation was based on a qualitative approach in which the following investigation question was proposed: What teaching knowledge is mobilized through the IP method in Mathematics classes? The theoretical and methodological references that supported the discussion about this object are based on the authors: Tardif (2004), Libâneo (2022), Mazur (2005), Franco (2019) among others. As secondary objectives of this proposal, it was delimited to analyze the concept of active methodology, in particular the IP; understanding the potential of the IP method for mobilizing the participants' teaching knowledge and, finally, understanding how continuing education can help in the process of mobilizing teaching knowledge. For this, the following instruments were used: questionnaires, initial and final, the course 'Peer Instruction and Geometry', the focus group that was held after the end of the course, and, permeating the whole process, the field diary of the researcher teacher. Data analyses were carried out following the theoretical assumptions of Bardin's Content Analysis (2011) for organization and verification of what was found, an analogy of teaching knowledge with minerals and mining present in the region of Ouro Preto was constructed. From the data, the following categories of teachers' knowledge emerged: experiential, curricular, disciplinary and training, as proposed by Tardif (2004) and, in addition to these, technological teaching knowledge and convergent knowledge were identified, which are fostered by the union of two or more knowledges, already mentioned above. The research involved teachers from several schools in the State of Minas Gerais who participated in a 20-hour course called PEER INSTRUCTION AND SPATIAL GEOMETRY FOR TEACHERS WHO TEACH MATHEMATICS. In the end, it was clear from the wide declarations of the participating professors that the research objectives were achieved.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SaberesDocentesMobilizados.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons