Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16491
Título: Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
Autor(es): Silva, Éder Conceição da
Orientador(es): Travain, Silmar Antonio
Palavras-chave: Física moderna - estudo e ensino
Óptica geométrica
Aprendizagem
Data do documento: 2023
Membros da banca: Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro
Carvalho, Edson José de
Travain, Silmar Antonio
Referência: SILVA, Éder Conceição da. Proposta de sequência didática: aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Em teoria, o processo de Ensino das Ciências da Natureza consiste em um conjunto de métodos destinados à disseminação de determinado conteúdo. Em geral, são apresentadas na literatura diversas perspectivas acerca dos caminhos que podem ser escolhidos como base teórica. Contudo, quando inseridos em sala de aula, os conteúdos abordados pouco dialogam com o cotidiano do estudante, e no caso da Física, a representatividade dos fenômenos fica a cargo das equações matemáticas. Nesse sentido, no intuito de propiciar um maior entendimento e compreensão de mundo ao qual os estudantes estão inseridos, além de contribuir com a prática do docente, desenvolveu-se uma sequência didática com abordagem nos conceitos da Óptica Geométrica e da Física Moderna. Os resultados obtidos das gravações e dos registros escritos foram analisados sob a visão da Teoria Sociointeracionista de Vygotsky dada pela interação entre professor e aluno e entre os parceiros mais experientes. Ao se analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, percebeu-se vários momentos da mediação como mecanismo da promoção da interação entre professor-aluno ou entre aluno-aluno. Isso demonstra que o processo de aprendizagem começa no ambiente ao qual o estudante está imerso, e na escola que a bagagem do conhecimento trazida por ele é trabalhada com o propósito de conferir uma nova interpretação a esse conhecimento
Resumo em outra língua: In theory, the Natural Science Teaching process consists of a set of methods aimed at the dissemination of certain content. In general, different perspectives are presented in the literature about the paths that can be chosen as a theoretical basis. However, when inserted in the classroom, the contents approached have little dialogue with the student's daily life, and in the case of Physics, the representativeness of the phenomena is in charge of the mathematical equations. In this sense, in order to provide a greater understanding and understanding of the world in which students are inserted, in addition to contributing to the teaching practice, a didactic sequence was developed with an approach to the concepts of Geometric Optics and Modern Physics. The results obtained from the recordings and written records were analyzed from the point of view of Vygotsky's Sociointeractionist Theory given by the interaction between teacher and student and between more experienced partners. When analyzing the students' discussions in the classroom, several moments of mediation were perceived as a mechanism for promoting interaction between teacher-student or between student-student. This demonstrates that the learning process begins in the environment in which the student is immersed, and in the school that the baggage of knowledge brought by him is worked on with the purpose of giving a new interpretation to this knowledge.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16491
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 14/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PropostaSequênciaDidática.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnsinoFísicaÓptica.pdf913,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons