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Título: Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.
Autor(es): Magalhães, Rosângela Márcia
Orientador(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Literatura - estudo e ensino
Letramento
Ensino fundamental
Data do documento: 2022
Membros da banca: Corrêa, Hércules Tolêdo
Machado, Rodrigo Corrêa Martins
Soares, Ivanete Bernardino
Machado, Maria Zélia Versiani
Debus, Eliane Santana Dias
Referência: MAGALHÃES, Rosângela Márcia. Modos de ensinar literatura infantil na escola: (trans)formando leitores literários. 2022. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: A leitura de textos literários contribui para a formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a sua natureza polissêmica, infinitas. Esta pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto tem como objetivo geral analisar os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremos aos princípios teóricosreferentes à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada, fotografias de acervo pessoal e de acervo particular disponibilizadas pelas profissionais pesquisadas e a análise de documentos oficiais relacionados ao trabalho com a Literatura Infantil na rede municipal de ensino. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa são os estudos sobre letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Magda Soares, e também nas consecutivas investigações sobre as diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diversos pesquisadores brasileiros (por exemplo, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. Além desses estudiosos, dialogamos com pesquisadoras que têm como foco o ensino de literatura e a formação de leitores literários como Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, dentre outras e outros. Logo, esta pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e aponta subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a leitura literária nos primeiros anos de escolarização. Ficou evidente nesta investigação que não existe um modo exclusivo de ensinar literatura infantil nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito/MG. O que devemos refletir é sobre a intencionalidade pedagógica do professor, pois em todos os caminhos que ele percorrer com seus alunos a atividade de leitura literária deve ser priorizada. A presente pesquisa ainda nos possibilita afirmar que a escola, para desenvolver o processo de letramento literário de forma sistematizada e significativa, deve dispor de uma biblioteca bem equipada e com pessoas qualificadas para trabalhar nesse espaço, um acerco diversificado, professores leitores com boa fundamentação teórica e metodológica, programas de ensino que valorizem a literatura e, sobretudo, um professor que medeia a leitura e também ensine a literatura infantil. Afinal, é através da experiência da leitura literária que é possível formar leitores mais conscientes e engajados na luta pela democracia, pela educação pública, gratuita e de qualidade.
Resumo em outra língua: Reading literary texts contributes to the formation of creative and autonomous readers, since the horizons proposed by literature are unlimited and its interpretations, given its polysemic nature, are infinite. This PhD research from the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Ouro Preto aims to analyse the ways of teaching children's literature that lead students to the understanding of works in the first and second years of primary schools in the Municipal Education Network of the city of Itabirito/MG. For the development of this investigative study, we resorted to the theoretical principlesreferring to the qualitative approach and used as instruments of data collection bibliographic research, questionnaires, semistructured interviews, photographs of personal and private collections made available by the researched professionals and the analysis of official documents regarding the work with Children's Literature in the municipal education network. The theoretical references for the development of this research are the studies on literacy, based on and developed by researchers in the area, such as Magda Soares, and also on the subsequent investigations about the different forms of literacy, such as the concept of literary literacy, which has been studied by several Brazilian researchers (for instance, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), and that has been greatly reinforced by the work of the Literary Literacy Research Group - GPELL, under the scope of the Centre of Literacy, Reading and Writing - CEALE of the School of Education at UFMG. In addition to these scholars, we dialogue with researchers who focus on the teaching of literature and the training of literary readers, such as Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, among others. Thus, this research offers important elements for the understanding of the meaningful work with children's literature and provides support for the development of appropriate methodological strategies for literary reading in the early years of schooling. It became evident in this research that there is not an exclusive way to teach children's literature in the early years of the Municipal Education Network of Itabirito/MG. What we should reflect on is the pedagogical intentionality of the teachers, because in all the approaches they take with their students, the literary reading activity should be prioritized. This research also allows us to state that the school, in order to develop the literary literacy process in a systematic and meaningful way, should have a well-equipped library with qualified people to work in this space, a diversified collection, reader teachers with a good theoretical and methodological foundation, teaching programs that value literature and, above all, teachers who mediate reading and also teach children's literature. After all, it is through the experience of literary reading that it is possible to form more conscious and engaged readers in the struggle for democracy and for free, quality public education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16487
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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