Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16473
Título: O ensino da radioatividade no ensino médio : uma abordagem potencialmente significativa.
Autor(es): Costa, Sara Geremias dos Santos
Orientador(es): Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Guimarães, Valdir
Palavras-chave: Ensino médio
Radioatividade
Física - ensino médio
Data do documento: 2023
Membros da banca: Moreira, Marco Antonio
Lima, Guilherme da Silva
Guimarães, Valdir
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Referência: COSTA, Sara Geremias dos Santos. O ensino da radioatividade no ensino médio: uma abordagem potencialmente significativa. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Ouro Preto. Nesta pesquisa, analisou-se o potencial do uso dos mapas conceituais para análise das concepções prévias dos estudantes de Ensino Médio, sobre o tema Radioatividade e da confecção de uma sequência didática sobre o tema que tenha como base estas concepções. A pesquisa teve como referencial teórico e metodológico a Aprendizagem Significativa de Ausubel (2003), tendo como referência os conhecimentos que o aluno possuía como o principal fator para os novos aprendizados, e os Mapas Conceituais propostos inicialmente por Novak (2010) e aprofundados no Brasil por Moreira (1984, 2006). A metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, coleta de mapas conceituais para sondagem das concepções dos alunos, aplicação de sequência didática, coleta de novos mapas conceituais para análise da evolução conceitual pelos alunos e confecção de um e-book,para auxiliar o professor da Educação Básica na abordagem do tema. Percebeu-se que os alunos têm concepções prévias, que relacionam radioatividade a perigo, radiação, raio x, mutação entre outros. Isso advém das notícias, que são divulgadas sobre o tema, dando mais relevância aos acidentes e aspectos ruins, e a pouca divulgação sobre as utilidades e a presença da radioatividade em nosso cotidiano. Os resultados indicaram uma tendência à mudança dessa visão pessimista, para uma compreensão das utilidades e riscos da radioatividade, mas persistiu uma confusão entre os conceitos de radioatividade e radiação, ainda que menos intensa. A partir dessa pesquisa,foi proposto um e-book a respeito da abordagem do tema em sala de aula e dos conceitos relacionados a radioatividade, com finalidade de auxiliar o professor da Educação Básica na abordagem e aprofundamento conceitual.
Resumo em outra língua: This work presents a master's research from the Graduate Program in Science Teaching, at the Federal University of Ouro Preto. In this research, the potential of use conceptual maps to analyze previous conceptions of high school students about Radioactivity and the development of a didactic sequence on the subject based on these conceptions were performed. The research is based on the theory and methodology of Ausubel's Significant Learning (2003), having as reference the knowledge that the student has as the main factor for new learning, and the Conceptual Maps initially proposed by Novak (2010) and deepened in Brazil by Moreira (1984, 2006). The research methodology consisted of a bibliographical research, collection of conceptual maps to probe the students' conceptions, application of didactic sequence, collection of new conceptual maps for analysis of the conceptual evolution by the students and creation of an e-book, to assist the teacher of Basic Education in approaching the theme. It was noticed that the students have previous conceptions, which relate radioactivity to danger, radiation, x-rays, mutation, among others. This comes from the news, being broadcasting by the media on the subject, giving more relevance to accidents and bad aspects, and the little disclosure about the uses and presence of radioactivity in our daily lives. The results indicate a tendency to change from this pessimistic view, towards an understanding of the uses and risks of radioactivity, but confusion persists between the concepts of radioactivity and radiation, although less intense. From this research, an e-book was proposed regarding the approach to the subject in the classroom and the concepts related to radioactivity, with the purpose of helping the Basic Education teacher in the conceptual approach and deepening.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16473
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 05/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EnsinoRadioatividadeEM.pdf11,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnsinoRadioativadeConceitos.pdf117,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons