Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16472
Título: Histórias em quadrinhos : uma proposta de sequência didática sobre ligações químicas alinhadas a experimentação e estudo de caso.
Autor(es): Ferreira, Alexandre Libério
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Palavras-chave: Estudo de caso
Experimentação
Ligações químicas
Histórias em quadrinhos
Data do documento: 2023
Membros da banca: Silva, Ana Carolina Araújo da
Miranda, Ana Carolina Gomes
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Referência: FERREIRA, Alexandre Libério. Histórias em quadrinhos: uma proposta de sequência didática sobre ligações químicas alinhadas a experimentação e estudo de caso. 2023. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar as potenciais contribuições didático-pedagógicas de uma sequência didática (SD) que envolva a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ). Ela foi desenvolvida por meio da investigação exploratória e da pesquisa bibliográfica nos mais variados produtos e materiais que abordam as HQs, o estudo de caso, a experimentação e o conteúdo de ligações químicas no Ensino Médio. No caso do conteúdo do currículo de Química do Ensino Médio escolhido para esta pesquisa – ligações químicas – este em geral é abordado por meio de métodos tradicionais e demanda a memorização intensa de fórmulas e conceitos por parte dos estudantes. Isso frequentemente gera uma sensação de desinteresse desses pelas atividades e pelo assunto em si. O uso da HQ em estudo de caso – e ainda complementado pela experimentação – parece ter potencial para contribuir na mudança para o ensino do conteúdo de ligações químicas. Para o desenvolvimento da HQ, foi realizada uma pesquisa em livros e artigos, com o intuito de se selecionarem temáticas para a elaboração de uma narrativa ou problema interessante e que engajasse os alunos na leitura e na sua solução de um estudo de caso. Na análise da SDI, a partir principalmente dos pressupostos de Zabala (1998), foi possível observar que a abordagem proposta não só tem potencial para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as competências conceituais, procedimentais e atitudinais do estudante, mas também pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, bem como para sua capacidade de lidar com questões relacionadas ao convívio social e à assimilação da teoria à realidade vivida. Acredita-se que o produto educacional apresentado seja um material que possibilite interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências no Ensino Médio.
Resumo em outra língua: This research aimed to present the potential didactic-pedagogical contribution of a didactic inquiry sequence (DS) using comics. It was developed through exploratory research and literature review, examining various products and materials dealing with comics, case studies, experiments, and chemical compounds in secondary education. In the case of the chemistry curriculum selected for this study, the topic of chemical compounds, when taught through traditional methods, requires students to intensely memorize formulas and concepts. This often creates a sense of disinterest in the activities and the topic itself. The use of comics in case studies, supplemented by experiments, seems to have the potential to change this recurring reality in students' daily lives. During the research, books and articles were used to select topics for developing a narrative or problem. Work was done on a case study problematized through comics. Analysis of the DS shows that this approach not only has the potential to support the teaching-learning process and develop students' conceptual, procedural, and attitudinal skills, but also to contribute to their personal development and their ability to deal with issues of social interaction and assimilation of theory into lived reality. It is assumed that the educational product presented is a material that can interact with the reality of students and participate in the teaching of science in secondary education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16472
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 31/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_HistóriasQuadrinhosProposta.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_LigaçõesQuímicasQuadrinhos.pdf7,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons