Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16455
Título: Abordagem investigativa em aulas de física experimental no ensino superior : um estudo sobre aerodinâmica.
Autor(es): Matos, Ana Carolina de Lima
Orientador(es): Carvalho, Edson José de
Palavras-chave: Metodologias ativas
Física experimental
Ensino superior
Data do documento: 2023
Membros da banca: Ziviani, Denise Conceição das Graças
Travain, Silmar Antonio
Carvalho, Edson José de
Referência: MATOS, Ana Carolina de Lima. Abordagem investigativa em aulas de física experimental no ensino superior: um estudo sobre aerodinâmica. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Durante décadas pesquisadores e estudiosos aprofundaram seus estudos em compreender os problemas enfrentados no ensino. Se tratando especificamente do ensino de Física, nota-se a falta de interesse dos estudantes, dificuldade na resolução de problemas, falta de capacitação do docente quanto as metodologias, dentre outros fatores. Visto a importância da utilização de recursos e estratégias diferenciais para melhorar o desempenho e o desenvolvimento dos estudantes, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de Metodologias Ativas por meio da utilização do ensino investigativo em aulas de Física experimental no Ensino Superior com o tema de Mecânica dos fluidos e aerodinâmica. Desta forma, foram escolhidas, testadas e produzidas intervenções com o cunho investigativo. Em seguida, essas intervenções foram aplicadas aos estudantes do Ensino Superior. Durante e após o desenvolvimento dessas atividades produziu-se uma análise qualitativa e quantitativa para avaliar o engajamento e a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo abordado. Portanto, por meio do desenvolvimento deste trabalho busca-se apresentar a eficácia de tal abordagem no ensino de Física, além de incentivar e encorajar outros professores a utilizarem essa ferramenta.
Resumo em outra língua: For decades researchers and scholars have deepened their studies in order to understand the problems faced in teaching. When dealing specifically with the teaching of Physics, it can be noticed the lack of interest from students, difficulty in solving problems, teachers' lack of training regarding methodologies, among other factors. Given the importance of using resources and differential strategies to improve the performance and development of students, the present work aims to analyze the effectiveness of Active Methodologies through the use of Investigative Teaching in experimental Physics classes in Higher Education with the theme of fluid mechanics and aerodynamics. Thus, interventions with an investigative approach were chosen, tested, and produced. These interventions were then applied to students in higher education. During and after the development of these activities, a qualitative and quantitative analysis was produced to evaluate the students' engagement and understanding of the content. Therefore, through the development of this work we seek to present the effectiveness of this approach in Physics Teaching, as well as to encourage and stimulate other teachers to use this tool.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16455
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 15/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AbordagemInvestigativaAulas.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_SequênciaEnsinoInvestigativa.pdf26,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons