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Title: Disclosure do risco de fechamento de mina.
Authors: Guimarães, Luanna Di
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Hernani Mota de
Fonseca, Alberto de Freitas Castro
Keywords: Desativação de minas
Administração de risco financeiro
Sustentabilidade
Governança ambiental, social e corporativa
Transparência financeira
Issue Date: 2022
metadata.dc.contributor.referee: Lima, Hernani Mota de
Taveira, Ana Lúcia da Silva
Araújo, Uajará Pessoa
Citation: GUIMARÃES, Luanna Di. Disclosure do risco de fechamento de mina. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Abstract: Uma métrica utilizada pela indústria da mineração é a gestão de riscos, ou gestão de incertezas. Este estudo avalia, mede e sistematiza como são reportados, para a sociedade, os riscos relativos ao fechamento de mina, de forma livre e transparente em relatórios públicos ligados ao mercado de capitais, específicos da mineração e de promoção de transparência financeira e sustentável, de relevância mundial. Para avaliação das informações destes relatórios, quinze critérios de avaliação foram definidos em duas categorias: “Conteúdo do Relatório” e “Específico do Setor”. Os da primeira categoria, abrangem critérios relacionados à qualidade da informação e os da segunda, foram subdivididos em quatro grupos: planejamento de fechamento de mina, provisão financeira, estabilidade da unidade no fechamento e transição socioeconômica e engajamento da comunidade. Para avaliação da transparência dos relatórios públicos em relação os riscos associados ao fechamento de mina, 08 tipos de documentos representados por diferentes áreas de interesse e meios de divulgação foram selecionados e avaliados: Mercado de capitais (CVM, ESG, SEC); Promoção de transparência multisetorial (EITI e GRI); Típico do setor minerário (ICMM, IRMA e RMI). A avaliação dos relatórios ou organizações é apresentada a partir dos resultados da soma simples de aderência aos critérios de Conteúdo do Relatório e Específico, de forma crescente. O ESG apresenta aderência apenas aos critérios relacionados à qualidade da informação, mas é tecnicamente superficial, por não abordar o fechamento de mina ou ações voltadas para as temáticas ambiental, social e financeira. O formulário de referência, vinculado ao CVM, menciona o fechamento de mina, mas não detalhes da provisão financeira e aspectos técnicos específicos. A EITI, apresenta grande aderência aos critérios de transparência avaliados, porém é deficitária em informações específicas de fechamento de mina, assim como ao meio ambiente, requisitos sociais e financeiros. O suplemento do GRI (G4 MMS) é descritivo, não detalha a execução de um plano de fechamento, assim como a provisão financeira e riscos associados. O Form-20F além da menção ao fechamento de mina, apresenta e quantifica a provisão financeira e a vida útil da mina. O RMI não apresenta orientações ou critérios para fechamento, monitoramento e manutenção pós fechamento, e provisão financeira. Entretanto, possibilita comparar diferentes empresas ou unidades produtivas, de forma rápida e fácil, seguindo os critérios pré-definidos, bem como a evolução temporal destas avaliações. O ICMM apresenta alto grau de aderência à categoria específico, porém é deficiente na transparência de informações dado a indisponibilidade de relatórios das empresas contemplando a aderência e qualidade de informações de forma periódica. O IRMA teve o maior número de critérios aderentes à pesquisa (87%). Mas, não apresenta aderência no detalhamento da vida útil da mina (LOM) e informações específicas sobre a transição social e o uso futuro das áreas mineradas. Apresenta ações relacionadas ao planejamento e gestão para legados positivos e engajamento de stakeholders, porém, voltados à vida operacional da mina e não ao fechamento e pós fechamento. Os relatórios das auditorias realizadas são amplamente disponíveis na página oficial do IRMA e possuem fácil entendimento e acesso. As oito diferentes fontes de informação avaliadas fazem menção ao fechamento de mina em alguns dos documentos específicos para mineração, porém mesmo os relatórios com maiores pontuações de aderência, não apresentam nível de detalhe técnico e nem quantificam a provisão financeira para fechamento o que incorre em alto risco para o cumprimento das ações de fechamento.
metadata.dc.description.abstracten: One metric used by the mining industry is risk management, or interference management. This study assesses, measures and systematizes how risks related to mine closure are reported to society in a free manner and reported to audiences linked to the capital market, specific to mining and the promotion of financial and sustainable transparency, which is sacred worldwide. To evaluate the information in this report, fifteen evaluation criterias were defined in two categories: “Report Content” and “Sector Specific”. The Report Content criteria, encompassing criteria related to the quality of information and the Sector Specific criteria, were subdivided into four groups: mine closure planning, financial provision, unit stability at closure and socioeconomic transition, and community engagement. To assess the transparency of public reports in relation to the risks associated with mine closure, 08 types of documents represented by different areas of interest and means of disclosure were selected and evaluated: Capital markets (CVM, ESG, SEC); Promotion of multisectoral transparency (EITI and GRI); Typical of the mining sector (ICMM, IRMA and RMI). The evaluation of reports or organizations is carried out based on the results of the simple sum of adherence to the Report and Specific Content criteria, in an increasing manner. The ESG shows adherence only to the criteria related to the quality of information. However, it is extremely superficial from a technical point of view, in not addressing the issue of mine closure or actions aimed at environmental, social and financial issues. The reference form, linked to the CVM, mentions the mine closure, but does not detail the financial provision and specific technical aspects. The EITI shows great adherence to the transparency criteria evaluated, but it lacks specific information on mine closure, as well as technical information related to the environment, social and financial requirements. The GRI supplement (G4 MMS) is descriptive, without detailing the execution of a closure plan, as well as the financial provision and associated risks. Form-20F, in addition to mentioning the closure of the mine, quantifies the financial provision and the useful life of the mine. The RMI does not provide guidance or criteria for closure, post-closure monitoring and maintenance, and financial provision. However, it makes it possible to compare different companies or production units quickly and easily, following pre-defined criteria, as well as the temporal evolution of these estimates. The ICMM presents a high degree of adherence to the specific category, but it is deficient in the transparency of information given the unavailability of reports from companies contemplating the adherence and quality of information on a periodic basis. IRMA had the highest number of criteria that adhered to the survey (87%). It does not show adherence to the details of the useful life of the mine (LOM) and specific information on the social transition and future use of mined areas. It presents actions related to planning and management for positive legacies and stakeholder engagement, however, focused on the operational life of the mine and not on closure and post closure. The reports of the audits carried out are widely available on the official IRMA website and are easy to understand and access. The eight different sources of information evaluated mention mine closure in some of the specific documents for mining, but even the reports with the highest adherence scores do not present a level of technical detail nor quantify the financial provision for financial guarantee, which incurs a high risk for compliance with closing actions.
Description: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16447
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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