Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1640
Título : Os usos culturais do tempo no limiar de um destino turístico : da temporalidade camponesa aos ritmos diferenciados da experiência do tempo em Ibitipoca.
Autor : Bedim, Bruno Pereira
Palabras clave : Turismo
Serra de Ibitipoca
Tempo
Fecha de publicación : 2007
Citación : BEDIM, B. P. Os usos culturais do tempo no limiar de um destino turístico : da temporalidade camponesa aos ritmos diferenciados da experiência do tempo em Ibitipoca. Revista Eletrônica de Turismo Cultural (ECA-USP), v. 2, n.2, p.1-22, 2007. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/turismocultural/bruno.pdf>. Acesso em: 15 out. 2012.
Resumen : Tendo em vista os usos e os sentidos culturais do tempo, o artigo discute a experimentação de ritmos diferenciados de tempo verificados numa formação social e econômica especifica presente na Serra de Ibitipoca (MG). Assim como na "lógica do tempo" da agricultura, demonstra-se como o turismo se (re) produz a partir da disparidade entre o tempo de trabalho e o de produção. no universo que permeia a temporalidade camponesa, a marcação do tempoadvémde fenômenos naturais cíclicos. Por sua vez, o tempo do turismo se atrela diretamente ao calendário urbano-industrial, ao tempo de não-trabalho do turista, à incidência de feriados prolongados e ao ritmo da esfera produtiva nas grandes metrópoles.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1640
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.eca.usp.br/turismocultural/bruno.pdf
ISSN : 19815646
Aparece en las colecciones: DETUR - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_UsosCulturaisTempo.pdf
  Restricted Access
255,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.