Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1640
Title: Os usos culturais do tempo no limiar de um destino turístico : da temporalidade camponesa aos ritmos diferenciados da experiência do tempo em Ibitipoca.
Authors: Bedim, Bruno Pereira
Keywords: Turismo
Serra de Ibitipoca
Tempo
Issue Date: 2007
Citation: BEDIM, B. P. Os usos culturais do tempo no limiar de um destino turístico : da temporalidade camponesa aos ritmos diferenciados da experiência do tempo em Ibitipoca. Revista Eletrônica de Turismo Cultural (ECA-USP), v. 2, n.2, p.1-22, 2007. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/turismocultural/bruno.pdf>. Acesso em: 15 out. 2012.
Abstract: Tendo em vista os usos e os sentidos culturais do tempo, o artigo discute a experimentação de ritmos diferenciados de tempo verificados numa formação social e econômica especifica presente na Serra de Ibitipoca (MG). Assim como na "lógica do tempo" da agricultura, demonstra-se como o turismo se (re) produz a partir da disparidade entre o tempo de trabalho e o de produção. no universo que permeia a temporalidade camponesa, a marcação do tempoadvémde fenômenos naturais cíclicos. Por sua vez, o tempo do turismo se atrela diretamente ao calendário urbano-industrial, ao tempo de não-trabalho do turista, à incidência de feriados prolongados e ao ritmo da esfera produtiva nas grandes metrópoles.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1640
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.eca.usp.br/turismocultural/bruno.pdf
ISSN: 19815646
Appears in Collections:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_UsosCulturaisTempo.pdf255,86 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.