Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16387
Título: A democratização da informação, no contexto da pandemia por COVID-19 : diálogos necessários entre educação em saúde e comunicação.
Título(s) alternativo(s): The democratization of information in the context of the COVID-19 pandemic : necessary dialogues between health education and communication.
Autor(es): Lima, Eloisa Helena de
Gonçalves, Ana Luiza Godinho
Martins, Anna Luiza Rodrigues Perigo
Barroso, André Chabot
Oliveira, Elisa Bastos Martins de
Almeida, Vinícius Augusto Reis
Santos, Gláucio Antônio
Palavras-chave: Infecções por coronavírus
Educação em saúde
Webcast
Rádio
Data do documento: 2021
Referência: LIMA, E. H. de et al. A democratização da informação, no contexto da pandemia por COVID-19: diálogos necessários entre educação em saúde e comunicação. Revista de Medicina, São Paulo, v. 100, n. 6, p. 593-598, nov./dez. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/181852>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: Introdução: O projeto de extensão “Viva Mais” produz programas de rádio para educação em saúde. Em 2020, seus conteúdos abordaram a pandemia de COVID-19. Objetivos: Demonstrar a importância da educomunicação em saúde, por meio do que foi experimentado pelo “Viva Mais”. Metodologia: A equipe se reuniu via Google Meet, para debater cada episódio. Foram feitas pesquisas, gravações e entrevistas com especialistas. Em seguida, os episódios eram formatados, com subsequente veiculação em plataformas de streaming e mídias sociais. Relato de Experiência e Resultados: Relata-se a nova rotina de produção da equipe, diferenciando as realidades pré e pós isolamento físico, os desafios em manter cada episódio atualizado e os resultados do projeto, com mais de 500 visualizações dos podcasts. Conclusão: É preciso trazer informações fidedignas ao alcance da população, a fim de encorajá-la a consumir informações reais e a não compartilhar mensagens falsas. É este o papel social do “Viva Mais”.
Resumo em outra língua: Introduction: The university extension project “Viva Mais” develops radio programs in health education. In 2020, it’s contents approached the COVID-19 pandemics. Objectives: Demonstrate the importance of educational communication in health, through what was experienced by “Viva Mais”. Methods: The team gathered together through Google Meet, to debate each episode. Researches, recordings and interviews with specialists were made. Afterwards, the episodes went through edition, with following broadcasting in streaming platforms and social media. Experience Report and Results: It is reported the team’s new production routine, distinguishing the realities before and after physical isolation, the challenges to keep each episode updated and the project results, with over 500 views of the podcasts. Conclusion: It’s needed to bring reliable information within the population’s reach, in order to encourage it to consume real information and not to share fake messages. This is the social role of “Viva Mais”.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16387
Link para o artigo: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/181852
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p593-598
ISSN: 1679-9836
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DemocratizaçãoInformaçãoContexto.pdf
  Restricted Access
282,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_DemocratizationInformationContext.pdf
  Restricted Access
297,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.