Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16279
Título: Diálogos entre educação, cidade e patrimônio : investigando produções científicas brasileiras.
Título(s) alternativo(s): Dialogues between education, city and heritage : investigating Brazilian scientific production.
Autor(es): Souza, Raquel Salazar Ribeiro e
Diniz, Margareth
Palavras-chave: Estado do conhecimento
Data do documento: 2022
Referência: SOUZA, R. S. R.; DINIZ, M. Diálogos entre educação, cidade e patrimônio : investigando produções científicas brasileiras. Educação e formação., Fortaleza, v. 7, n. 1, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6779>. Acesso em: 06 jul 2022.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo propósito foi compreender com quais concepções as metodologias educativas têm operado para lidar com o sujeito em sua relação com a cidade e o patrimônio. Para isso, construiu-se o estado do conhecimento partindo dos descritores “educação”, “cidade” e “patrimônio”, em busca das produções científicas brasileiras disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e publicadas entre os anos de 1997 e 2018. O estudo apontou um forte descompasso entre teoria e prática no que tange à questão do patrimônio e à necessidade de atualização e revisão de práticas educativas relacionadas com a cidade e o patrimônio cultural quando se pensa no sujeito.
Resumo em outra língua: This article presents the results of a research whose purpose was to understand which conceptions educational methodologies have operated to deal with the subject in his relationship with the city and heritage. For this, the state of knowledge was constructed based on the descriptors “education”, “city” and “heritage”, in search of Brazilian scientific productions available in the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and published among the years 1997 and 2018. The study showed a strong mismatch between theory and practice with regard to the issue of heritage and the need to update and review educational practices related to the city and cultural heritage when thinking about the subject.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16279
DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6779
ISSN: 2448-3583
Licença: Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DialoguesEducationCity.pdf478,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_DialogosEducaçãoCidade.pdf446,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.