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Título: A escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão : desafios para a Escola de Bento Rodrigues.
Título(s) alternativo(s): The school as a factor of deterritorialization of the peoples affected by the Fundão Dam break : challenges for the Bento Rodrigues School.
Autor(es): Hunzicker, Adriane Cristina de Melo
Rocha, Maria Isabel Antunes
Santos, Marcelo Loures dos
Data do documento: 2021
Referência: HUNZICKER, A. C. de M.; ROCHA, M. I. A.; SANTOS, M. L. dos. A escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão: desafios para a Escola de Bento Rodrigues. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 27, p. 80-105, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/21879#:~:text=Resumo,se%20em%20um%20contexto%20campesino.>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: O artigo analisa as repercussões do rompimento da Barragem de Fundão no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização da Escola Municipal Bento Rodrigues, partindo da compreensão de que esta situa- se em um contexto campesino. Neste sentido, referencia-se na matriz da Educação do Campo e em autores que trabalham com o conceito de território. Como fonte de dados, faz uso de entrevistas realizadas com professores e lideranças da comunidade. Nas conclusões, reafirma que a escola vivencia ainda um processo de desterritorialização, ao mesmo tempo que alerta sobre os desafios a serem vivenciados na dinâmica da reterritorialização a ser realizada no reassentamento da comunidade em nova área.
Resumo em outra língua: This article analyzes the repercussions of Fundão Dam collapse in the process of territorialization, deterritorialization and reterritorialization of Bento Rodrigues Municipal School, considering that the school is situated in a rural area. In this sense, the research is referenced in the field of Rural Education and in authors who work with the concept of territory. As data source, it uses interviews with teachers and community leaders. The conclusions demonstrated that the school is still experiencing a process of deterritorialization. At the same time, it warns of the challenges to be experienced in the dynamics of reterritorialization to be carried out in the resettlement of the community in a new area.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16254
Link para o artigo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/21879#:~:text=Resumo,se%20em%20um%20contexto%20campesino.
DOI: https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.21879
ISSN: 2316-770X
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