Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16251
Title: A história como pressuposto filosófico para a formação (política) docente.
Authors: Santos, José
Silva, Marcelo Donizete da
Recalde, Letícia
Keywords: Escola pública
Organização do Trabalho Didático
Formação de professores
Issue Date: 2021
Citation: SANTOS, J.; SILVA, M. D. da; RECALDE, L. A história como pressuposto filosófico para a formação (política) docente. Revista de Educação da Unina, v. 2, p. 68-79, 2021. Disponível em: <https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/32>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Abstract: Este artigo tem como objetivo compreender a matriz teórico-metodológica a Organi- zação do Trabalho Didático, como fundamento para entender a História da Escola Pública Contemporânea. Considera-se que esse pressuposto é importante para formação docente na relação entre educador e educando. A base da análise sobre a discussão partirá da críti- ca ao modelo manufatureiro, ora negligenciado à formação docente, mas que consideramos fundamental para compreendermos a escola do nosso tempo. Para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na análise bibliográfica acerca da discussão so- bre a produção da escola moderna. A análise sobre a teoria da história para compreensão do processo da formação docente será questão fundamental para a discussão da organização didática de nosso tempo. Nesta perspectiva será fundamental trazer para a discussão, algo que categoricamente está sendo banalizado nos dias de hoje, o ser humano e sua formação docente. Entendermos o sentido da organização do trabalho didático, a fim propiciarmos um mundo educativo melhor para os trabalhadores da educação básica.
metadata.dc.description.abstracten: This article aims to understand the theoretical-methodological matrix the Organization of Didactic Work, as a foundation to understand the History of the Contemporary Public School. It is considered that this assumption is important for teacher training in the relationship be- tween educator and student. The basis for the analysis of the discussion will start from the criticism of the manufacturing model, now neglected to teacher training, but which we consider fundamental to understand the school of our time. For the accomplishment of the work we used the qualitative research, based on the bibliographic analysis about the discussion about the production of the modern school. The analysis of the theory of history to understand the process of teacher education will be a fundamental issue for the discussion of the didactic organization of our time. In this perspective, it will be essential to bring to the discussion, something that is categorically being trivialized nowadays, the human being and his teacher training. We understand the meaning of the organization of didactic work, in order to provide a better educational world for basic education workers.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16251
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.98
ISSN: 2675-9721
metadata.dc.rights.license: A Revista de Educação da Faculdade Unina é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0. Fonte: Revista de Educação da Faculdade Unina <https://revista.unina.edu.br/index.php/re/about>. Acesso em: 28 set. 2022.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_HistóriaPressupostoFilosófico.pdf858,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.