Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248
Título: | Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola. |
Título(s) alternativo(s): | Perceptions about the undisciplined behavior of girls and boys at school. |
Autor(es): | Silva, Luciano Campos da Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos |
Palavras-chave: | Indisciplina escolar Diferença de gênero Ensino fundamental |
Data do documento: | 2022 |
Referência: | SILVA, L. C. da; PEREIRA, E. A. dos S. Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 52, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7446>. Acesso em: 06 jul. 2022. |
Resumo: | O estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares. |
Resumo em outra língua: | This study investigated students’ perceptions of the participation of girls and boys in episodes of lack of discipline, at a public school in Belo Horizonte, state of Minas Gerais. The Diagnostic Questionnaire of Perception of Violence and Lack of Discipline According to Students’ Gender (Q-PIV), Table of Heteroclassification and Self-classification of Undisciplined Behavior (HAE) and semi-structured interview were used. 167 students from the 8th and 9th grades of elementary school participated. The results indicate that it is a mistake to think that the behaviors of girls and boys at school follow a strict pattern based only on social expectations of gender, since we found a multiplicity of attitudes of girls and boys towards school rules. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248 |
DOI: | https://doi.org/10.1590/198053147446 |
ISSN: | 1980-5314 |
Licença: | Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PercepçõesComportamentoIndisciplina.pdf | 460,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ARTIGO_PerceptionsUndisciplinedBehavior.pdf | 391,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.