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Título: Condições educacionais e exclusão digital na pandemia- 2020-2021 : o caso da educação pública na região dos Inconfidentes - MG.
Título(s) alternativo(s): Educational conditions and digital exclusion in the covid pandemic -2020-2021 : the case of public education in the region of Inconfidentes, MG.
Autor(es): Jardilino, José Rubens Lima
Silva, Marcelo Donizete da
Sampaio, Ana Maria Mendes
Matias, Breno Henrique
Palavras-chave: Educação pública municipal
Pandemia de Covid-19
Data do documento: 2022
Referência: JARDILINO, J. R. L.; SILVA, M. D. da.; SAMPAIO, A. M. M. Et al. Condições educacionais e exclusão digital na pandemia- 2020-2021: o caso da educação pública na região dos Inconfidentes - MG. Educação Temática Digital, Campinas, v. 24, p. 91-112, 2022. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665898>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.
Resumo em outra língua: This article aims to analyze the educational conditions of teachers from municipal public schools in the Region of the Inconfidentes - MG, in view of digital inclusion in the pandemic period. For this purpose, it made analytical efforts based on thematic discussion sessions with basic education teachers, municipal managers and union leaders, belonging to the municipal education network in the region. The results found point to: 1) the absence of teacher training and technological apparatus for the use of remote education; 2) the importance of its own municipal education network, oriented and articulated from the interaction, collaboration and representation of those involved; 3) the need for greater critical-analytical understanding of the proposals for digital inclusion, linked to overcoming poverty and social inequalities; 4) the absance of autonomy of the municipalities, revealed by the lack of their own education networks and significant dependence on the State.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16246
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665898
ISSN: 1676-2592
Licença: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4). Fonte: o PDF do artigo.
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