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Title: (Re)Significação no ensino de representações cartográficas : contribuições de uma parceria colaborativa com professores de geografia da educação básica.
Other Titles: (Re)Significance in the teaching of cartographic representations : contributions of a collaborative partnership with teachers of geography in basic education.
Authors: Paulo, Jacks Richard de
Schnetzler, Roseli Pacheco
Keywords: Representações cartográficas
Ensino de mapas
Formação continuada de professores de geografia
Issue Date: 2022
Citation: PAULO, J. R. de.; SCHNETZLER, J. R. de. (Re)Significação no ensino de representações cartográficas: contribuições de uma parceria colaborativa com professores de geografia da educação básica. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3 p. 20916-20937, 2022. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/45616>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Abstract: Neste trabalho teve-se o propósito de investigar se a parceria colaborativa sob a perspectiva de uma formação continuada pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica possam (re)significar suas formas de abordar as representações cartográficas ao ensinar mapas. A tese aqui é a de que, com a reflexão conjunta sobre os porquês dos professores ensinarem como ensinam e, com a ajuda de novas reflexões epistemológicas e pedagógicas abordadas pelo professor universitário (autor desta tese) sobre o ensino de mapas, tal parceria pode contribuir para a (re)significação de mapas e do seu ensino em um processo de formação continuada de professores de Geografia. Em termos metodológicos, a parceria proposta compreendeu a realização de 16 encontros quinzenais entre o pesquisador e seis professores de Geografia que atuam na rede pública de ensino, cujas escolas situam-se no interior do Estado de Minas Gerais, buscando-se refletir sobre problemas de ensino e aprendizagem de representações, descrever como os professores ensinam e, em função disso, construir e vivenciar novas possibilidades de ensino, e analisar as possíveis contribuições daquela parceria colaborativa. Nesse sentido, efetuou-se a transcrição dos encontros que foram audiogravados. Assim, tanto as discussões sobre como os professores ensinavam Geografia por meio das representações cartográficas, como as reflexões sobre novas possibilidades de ensiná-las foram captadas por meio das transcrições das falas dos sujeitos. O mesmo ocorreu em termos da vivência com as oficinas, ou seja, de como eles viabilizaram essas novas possibilidades em suas práticas de ensino. Tendo como diretrizes de investigação os constructos da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano, três categorias temáticas foram adotadas nos procedimentos tanto de construção quanto de análise de dados, a tríade ensino, aprendizagem e conhecimento, buscando apontar se houve, ou não, mudanças significativas nas práticas dos professores envolvidos pela promoção, na parceria colaborativa, de (re)significações de suas formas de abordar as representações cartográficas para o ensino de mapas nas aulas de Geografia. Os resultados positivos desta investigação também evidenciam que tal parceria contribui no desenvolvimento profissional de formadores de professores de Geografia (professor universitário).
metadata.dc.description.abstracten: This work aimed to investigate whether the collaborative partnership from the perspective of continuing education can help teachers who work in Basic Education to (re)signify their ways of approaching cartographic representations when teaching maps. The thesis here is that, with the joint reflection on why teachers teach as they teach and, with the help of new epistemological and pedagogical reflections addressed by the university professor (author of this thesis) on the teaching of maps, such a partnership can contribute for the (re)signification of maps and their teaching in a process of continuing education of Geography teachers. In methodological terms, the proposed partnership comprised 16 biweekly meetings between the researcher and six Geography teachers who work in the public school system, whose schools are located in the interior of the State of Minas Gerais, seeking to reflect on problems of teaching and learning representations, describing how teachers teach and, as a result, building and experiencing new teaching possibilities, and analyzing the possible contributions of that collaborative partnership. In this sense, the meetings were transcribed and audio recorded. Thus, both the discussions about how the teachers taught Geography through cartographic representations, as well as the reflections on new possibilities of teaching them, were captured through the transcripts of the subjects' speeches. The same happened in terms of experience with the workshops, that is, how they made these new possibilities possible in their teaching practices. Having as investigation guidelines the constructs of the historical-cultural approach of human development, three thematic categories were adopted in the procedures of both construction and data analysis, the teaching, learning and knowledge triad, seeking to point out whether or not there were significant changes. in the practices of the teachers involved in the promotion, in the collaborative partnership, of (re)significations of their ways of approaching cartographic representations for the teaching of maps in Geography classes. The positive results of this investigation also show that such a partnership contributes to the professional development of Geography teacher trainers (university professor).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16244
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.34117/bjdv8n3-342
ISSN: 2525-8761
metadata.dc.rights.license: O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.
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