Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16237
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho-
dc.contributor.authorNunes, Célia Maria Fernandes-
dc.contributor.authorPádua, Karla Cunha-
dc.date.accessioned2023-02-24T18:34:45Z-
dc.date.available2023-02-24T18:34:45Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, V. A. F. M.; NUNES, C. M. F.; PÁDUA, K. C. Entre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 70, p. 1219-1240, jul./set. 2021. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26794>. Acesso em: 06 jul 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1981-416X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16237-
dc.description.abstractNeste artigo, discutimos a influência do contexto sociocultural em que a escola está inserida para a percepção de valorização docente conforme a narrativa de uma professora do ensino fundamental I. As reflexões ora apresentadas desenvolveram- se durante uma pesquisa que procurou investigar a valorização docente na narrativa de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, que atua na rede municipal da cidade de Mariana, Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, desenvolvemos um levantamento bibliográfico acerca da valorização docente para compreendermos como a questão tem sido discutida pela literatura da área e contemplada pela legislação. Além disso, realizamos a entrevista narrativa, cujos achados evidenciaram que a valorização docente ultrapassa a dimensão objetiva (condições de trabalho e carreira, formação e remuneração), privilegiada nos estudos do campo. A pesquisa demonstrou a importância da dimensão subjetiva para a valorização, incluindo assim, as interações humanas vivenciadas no exercício da profissão e a percepção de reconhecimento social. Nesta direção, apresentamos os fatos mais marcantes da trajetória profissional da professora pesquisada e analisamos as suas percepções acerca do exercício da docência em uma escola do campo e em uma escola da periferia da cidade de Mariana-MG, procurando compreender como o contexto sociocultural influencia a percepção de valorização docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectNarrativa docentept_BR
dc.subjectValorização docentept_BR
dc.subjectDocência no campopt_BR
dc.subjectDocência na periferiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEntre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”.pt_BR
dc.title.alternativeBetween being “the most important person of the place” and “just a teacher”.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenIn this paper we discuss the influence of the sociocultural aspect wherein the school is placed for the perception of teacher valorization according to a narrative by an Elementary school (early years) teacher. The reflections presented here were developed during a study that aimed to investigate teacher valorization in narrative of Elementary school teacher (early years) working in the municipal education network of Mariana, State of Minas Gerais, Brazil. The methodology included a bibliographical survey on teacher valorization designed to understand how the issue has been discussed in the literature in the area and contemplated by legislation. Besides that, we conducted narrative interview, whose findings show that teacher valorization goes beyond the objective dimension (working conditions and career, development, and remuneration), that is privileged in related studies. The research demonstrated the importance of the subjective dimension for the valorization, thus including the human interactions experienced in the exercise of the profession, and the perception of social recognition. In this sense, we present the most prominent facts of the professional career of one of the teacher participating in the study, and analyze her perceptions of teaching both in a school located in a rural area and another one in the suburbs of Mariana, seeking to understand to what extent the sociocultural context plays an influential role in the perception of teacher valorization.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS10pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PessoaImportanteLugar.pdf292,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.