Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16235
Título: O curso de pedagogia em foco : a inserção dos egressos da Universidade Federal de Ouro Preto no campo profissional.
Título(s) alternativo(s): The pedagogy course in focus : the insertion of graduates from the Universidade Federal de Ouro Preto in the professional field.
Autor(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Lucindo, Nilzilene Imaculada
Braga, Íris Madalena Feijó
Data do documento: 2021
Referência: NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de; LUCINDO, N. I. et al. O curso de pedagogia em foco: a inserção dos egressos da Universidade Federal de Ouro Preto no campo profissional. Formação em Movimento, v. 3, n. 5, p. 277-302, jan./jun. 2021. Disponível em: <http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/764>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de estudo desenvolvido com alunos(as) egressos(as) do curso de Pedagogia de uma IES pública federal, localizada na Região Sudeste brasileira. Duas pesquisas foram realizadas com os egressos do curso de Pedagogia em momentos distintos 2016 e 2019. Ambas utilizaram na coleta de dados um questionário na Plataforma Google Forms, estruturado em quatro eixos de análise: o perfil; a formação acadêmica; a atuação profissional; o curso de Pedagogia e a profissão de pedagogo, encaminhado via e-mail. A análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos egressos, utilizando-se para as questões abertas a técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos caracterizaram o perfil dos egressos e propiciou uma análise da inserção e atuação desses graduandos no campo profissional.
Resumo em outra língua: This article aims to present the contributions of a study developed with students graduating from the Pedagogy course of a higher education institution, located in the southeast region of Brazil. Two surveys were conducted with graduates of the Pedagogy course at different times in 2016 and 2019. Both used a questionnaire on the Google Forms Platform to collect data, structured in four axes of analysis: the profile; academic training; professional performance; the Pedagogy course and the teaching profession, sent via e-mail. Data analysis was performed based on the responses of the graduates, using the content analysis technique for open questions. The data obtained characterized the profile of the graduates and provided an analysis of the insertion and performance of these graduates in the professional field.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16235
ISSN: 2675-181X
Licença: O periódico Formação em Movimento permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2847>. Acesso em: 27 set. 2022.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CursoPedagogiaFoco.pdf510,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.