Metodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar se (e como) o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão; questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016; e observações de aulas dos três professores egressos. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desses egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se, ainda, um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Formação professores de matemática
Citação
ALTINO FILHO, H. V.; NUNES, C. M. F.; FERREIRA, A. C. Metodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 19, n. 4, p. 1275-1292, 2021. Disponível em: <http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/2768>. Acesso em: 06 jul 2022.