Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16225
Título: O início de carreira de professores de educação física na educação prisional : desafios maximizados.
Título(s) alternativo(s): The beginning of the career of physical educaçação teachers teaching in prison education : challenges maximized.
Autor(es): Custódio, Glauber César Cruz
Nunes, Célia Maria Fernandes
Data do documento: 2021
Referência: CUSTÓDIO, G. C. C.; NUNES, C. M. F. O início de carreira de professores de educação física na educação prisional: desafios maximizados. Arquivos em Movimento, v. 17, n. 1, p. 471-484, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/41967>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Os estudos sobre a carreira docente revelam que ela pode ser compreendida em diferentes fases, tendo o início de carreira como a primeira dessas etapas. O início de carreira se constitui como uma fase singular de intensas aprendizagens. Dessa maneira, este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa que analisou e refletiu sobre os dilemas e as possibilidades do início de carreira de professores da Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento para a coleta de dados. Participaram da pesquisa três professores de Educação Física iniciantes atuantes na educação prisional. Os resultados mostraram que os professores de Educação Física em início de carreira defrontam com variados desafios, como, por exemplo, o desinteresse e a falta de apoio e amparo, falta de estrutura física, falta de autonomia docente e, especificadamente, uma realidade da educação prisional, a não permissão de atividades práticas e/ou que necessitem do movimento corporal, que constitui essência da Educação Física. Destaca-se que esse último dilema, contraria princípios e propósitos da Educação Física. Dado o exposto, pode- se realçar que as circunstâncias enfrentadas pelos professores na Educação Prisional vão potencializar a tensão e os desafios do início de carreira.
Resumo em outra língua: Studies on the teaching career reveal that it can be understood in different stages, with the beginning of the career as the first of these stages. The beginning of a career is a singular phase of intense learning. Thus, this article aims to present data from a research that analyzed and reflected on the dilemmas and possibilities of the beginning of the career of Physical Education teachers in prison schools. It is a qualitative research that used semi-structured interviews as an instrument for data collection. Three beginning physical education teachers working in prison education participated in the research. The results showed that physical education teachers at the beginning of their careers face several challenges, such as lack of interest and lack of support and support, lack of physical structure, lack of teaching autonomy, and, specifically, a reality in education prison, not allowing practical activities and / or requiring body movement, which is the essence of Physical Education. It is noteworthy that this last dilemma contradicts the principles and purposes of Physical Education. Given the above, it can be emphasized that the circumstances faced by teachers in Prison Education will increase the tension and challenges of the beginning of their careers.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16225
Link para o artigo: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/41967
DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.46006
ISSN: 1809-9556
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InícioCarreiraProfessores.pdf
  Restricted Access
324,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.