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Título: Critérios de idoneidade didática mobilizados por futuros professores de Matemática na elaboração de um plano de aula, envolvendo a perspectiva do trabalho em grupo.
Autor(es): Frade, Iara Maria Soares de Assis
Orientador(es): Tinti, Douglas da Silva
Palavras-chave: Educação matemática
Professores - formação
Aprendizagem - metodologia ativa
Trabalho em grupo na educação
Conhecimento didático-matemático
Data do documento: 2022
Membros da banca: Tinti, Douglas da Silva
Riberio, Rogério Marques
Neves, Inajara de Salles Viana
Referência: FRADE, Iara Maria Soares de Assis. Critérios de idoneidade didática mobilizados por futuros professores de Matemática na elaboração de um plano de aula, envolvendo a perspectiva do trabalho em grupo. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O propósito deste estudo foi investigar os critérios de Idoneidade Didática mobilizados por futuros professores de Matemática, na elaboração de um plano de aula envolvendo a perspectiva do trabalho em grupo, uma das metodologias que compõem as Metodologias Ativas, tendo como referencial teórico, Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames e Phelps (2008) que discutem os conhecimentos necessários à docência; e Juan Godino e colaboradores, sobre a perspectiva dos Critérios de Idoneidade Didática, em especial ao conhecimento didático-matemático do professor. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que considerou alguns pressupostos da pesquisa-formação (NÓVOA, 2004), visto que houve uma relação de mediação entre pesquisadora e participantes contemplando a possibilidade de mudanças de práticas dos sujeitos em formação. A revisão da literatura apontou que os professores não preparam previamente seus alunos para fazer uso dessa metodologia, por não terem conhecimentos dos cuidados que se deve ter ao usar o trabalho em grupo, além disso muitos termos são usados como sinônimos do trabalho em grupo, mas se tratam de metodologias diferentes. O estudo foi realizado com quatro estudantes da Licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública de Ensino Superior que atuavam como bolsistas do Programa Residência Pedagógica. A princípio foi desenvolvido um teste piloto com 12 professores de Matemática que estavam cursando uma disciplina com foco nas Metodologias Ativas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Tal movimento permitiu ajustar os instrumentos elegidos para a produção de dados da pesquisa. Assim, os dados desta investigação foram produzidos por meio do registro em áudio e vídeo dos encontros de formação, pela aplicação de dois questionários, bem como por meio do plano de aula elaborado pelos participantes. O questionário inicial teve o intuito de identificar se os licenciandos vivenciaram em sua graduação momentos em que foram utilizadas Metodologias Ativas e qual suas experiencias. Após aplicação do questionário inicial, os participantes foram convidados a participar de uma proposta formativa em formato de minicurso sobre Metodologias Ativas em especial o trabalho em grupo pautado na elaboração de um plano de aula na perspectiva do trabalho em grupo. E o questionário final, realizado ao término do processo, tencionava colher as suas compreensões após essa experiência. As falas dos participantes foram organizadas para facilitar a análise e posterior interpretação juntamente com os dados dos questionários inicial e final, bem como o plano de aula desenvolvido pelos participantes. Para as análises dos dados, foram utilizados, como categorias analíticas, os próprios componentes e indicadores, propostos por Juan Godino e colaboradores para os seis critérios de Idoneidade Didática sendo eles: epistêmico, cognitivo, interacional, afetivo, mediacional e ecológico, que, embora analisados separadamente para efeitos didáticos, se entrelaçam no processo. Os resultados mostram que a mobilização do conhecimento didático-matemático ocorre de forma articulada, visto que um critério não se desvincula dos demais, contudo alguns fatores e condições podem fazer com que um critério se sobressaia sobre o outro. No caso deste estudo, que utilizou o trabalho em grupo como uma abordagem didática dentro do rol de Metodologia Ativas, houve uma melhor adequação dos critérios interacional e mediacional, provavelmente resultantes do convívio e da conexão do professor com a turma. Sendo assim, conclui-se que a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo não apenas favoreceu para que fossem discutidos e apreendidos a metodologia e o conteúdo matemático elegido, mas também propiciou uma maior interação entre todos os presentes. Programas como o Residência Pedagógica necessitam ser ampliados e consolidados como uma política pública de Formação de professores, uma vez que otimiza a proposição de espaços formativos diferenciados que, democraticamente, precisavam ser oportunizados a todos licenciandos regularmente matriculados nas diferentes Instituições de Ensino Superior do país.
Resumo em outra língua: The purpose of this paper was to investigate the Didactic Suitability Criteria that were mobilized by future mathematics teachers in a lesson plan elaboration involving the group work perspective, which is one of the methodologies that make up the active methodologies, with Shulman (1986, 1987) and Ball, Thames and Phelps (2008), who discuss the necessary knowledge for teaching. Moreover, Juan Godino and collaborators, following the perspective of Didactic Suitability Criteria, especially the teacher’s didactic mathematical knowledge. This is a qualitative study that considered some presuppositions of research-training (NÓVOA, 2004, p. 15), since there was a mediation relationship between researcher and participants contemplating the changes possibilities in practices of subjects in training. The literature review has pointed out that teachers do not previously prepare their students to use this methodology, as they do not have precautions knowledge that must be taken when using group work. In addition, many terms are used as synonyms for group work, but these are different methodologies. The study was developed by five Mathematics Degree students from a Public Institution of Higher Education who worked as scholarship holders inside the Pedagogical Residency Program. In the first moment, a pilot test was developed with 12 Mathematics teachers who were taking a discipline focused on Active Methodologies in the Graduate Program in Mathematics Education at UFOP (Ouro Preto Federal University). Such movement allowed adjusting the instruments chosen for the research data production. Therefore, the data for this investigation were produced through audio and video recording during the meetings training, through the application of two questionnaires and through the lesson plans that were prepared by the participants. The initial questionnaire focused to identify whether the undergraduates experienced moments in which Active Methodologies were used in their graduation and what their experiences were. After the first questionnaire application, participants were invited to take part in an Active Methodologies short course training proposal, in a particular group work based on the lesson plan preparation from the group work perspective. The final questionnaire, which was carried out at the end of the process, intended to gather their understandings after this experience. The participants' speeches were organized to make the analysis easier and subsequent interpretation along with data from the initial and final questionnaires, as well as the lesson plan developed by the participants. Talking about data analysis, the components and indicators themselves were used as analytical categories, which were proposed by Juan Godino and collaborators for the six Didactic Suitability criteria, namely: epistemic, cognitive, interactional, affective, mediational and ecological, which, although were analyzed separately for didactic purposes, intertwined with the process. The results show that the didactic-mathematical knowledge mobilization takes place in an articulated way, since one criterion is not disconnected from the others, however, some factors and conditions can make one criterion stand out over the other one. In the case of this study, which used group work as a didactic approach within the Active Methodology list, there was an interactional and mediational criteria better adaptation, probably resulting from the interaction and connection between the teacher and the class. Therefore, it can be concluded that Active Group Work Methodology use not only allowed the discussion and apprehension of the chosen methodology and mathematical content, but also provided greater interaction among all those present. Programs such as the Pedagogical Residency need to be expanded and reinforced as a public teacher training policy, as it improves the proposition of differentiated training spaces that, democratically, needed to be offered to all licensees regularly enrolled in different Higher Education Institutions all over the country.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16210
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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