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Título: Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo.
Título(s) alternativo(s): Libras, bilinguism and bilingual education : the territory of the deaf.
Autor(es): Miranda, Dayse Garcia
Palavras-chave: Língua de sinais
Educação bilíngue
Data do documento: 2021
Referência: MIRANDA, D. G. Libras, bilinguismo e educação bilíngue: o território do surdo. Signótica, v. 32, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/sig/article/view/64643>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Uma comunidade linguística não se refere apenas às pessoas que habitam determinados territórios. Os princípios que norteiam os Direitos Linguísticos adotam a ideia de que o espaço territorial não se classifica como uma área geográfica, mas sim como um espaço social e funcional imprescindível para o pleno desenvolvimento da língua. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico (OLIVEIRA, 2003, 2011; GROSJEAN, 2008, 2016; QUADROS, 2019; PLAZA-PUST, 2012; ANN, 2004), predispondo-se a discutir aspectos que sustentam os pressupostos teóricos quanto ao Bilinguismo e à Educação Bilíngue pelas perspectivas da esfera pública e da comunidade surda.
Resumo em outra língua: A language community is not just about people living in certain territories. The principles guiding Linguistic Rights adopt the idea that the territorial space is not classified as a geographic area, but as an essential social and functional space for the full development of the language. In this sense, bibliographic research was carried out (OLIVEIRA, 2003, 2011; GROSJEAN, 2008, 2016; QUADROS, 2019; PLAZA-PUST, 2012; ANN, 2004) predisposing the discussion of supportive aspects for the theoretical assumptions and Bilingualism and Bilingual Education from the perspective of the public sphere and also from the considerations of the deaf community.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16165
DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64643
ISSN: 2316-3690
Licença: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
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