Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16127
Título: Sequência Didática para o ensino de Astronomia.
Autor(es): Silva, Victor Peres
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Passos, Marinez Meneghello
Palavras-chave: Ensino de ciências
Visões do céu
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, V. P.; GUIMARÃES, M. H. U.; PASSOS, M. M. Sequência Didática para o ensino de Astronomia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1135-1165, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/72529>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Na expectativa da inserção de Astronomia no Ensino de Ciências, desenvolvemos a investigação cujos resultados apresentamos neste artigo. Por meio de um questionário, diversos professores de uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais foram interpelados sobre suas limitações conceituais relacionadas à Astronomia, o que contribuiu com a evidenciação de diversas dificuldades teóricas básicas, tais como: dias da semana, estações do ano, fases da lua e Astronomia observacional. Perante esse quadro, realizou-se a elaboração de uma Sequência Didática (SD), com o apoio metodológico dos três momentos pedagógicos: problematização inicial; organização do conhecimento; aplicação do conhecimento. A descrição do processo de elaboração e a Sequência Didática é o que apresentamos neste artigo. Participaram de nossa pesquisa estudantes do Ensino Médio da mesma escola, mais especificamente do 2o ano. A escolha pelo 2o ano foi, primeiramente, pelo fato de que a maioria dos professores selecionados ministrava aulas nessas turmas e, também, pela presença de conteúdos de Astronomia e de Cosmologia nas disciplinas de Geografia e de Física. Destacamos, ainda, que diante do que realizamos, podemos afirmar que a Astronomia e a Cosmologia podem ser instrumentos de mobilização a favor do Ensino de Ciências e sobre a Ciência. Todavia, percebeu-se, mediante as respostas coletadas junto aos professores sujeitos de nossa pesquisa, a dificuldade deles com relação ao conhecimento dos conteúdos pertinentes a essas áreas da Ciência. Por isso, buscou-se por atividades que sanassem essas limitações apontadas e que culminou na SD, que objetivou dar significado ao aprendizado científico da Astronomia e da Cosmologia, tanto para os professores em exercício quanto para seus alunos.
Resumo em outra língua: In anticipation of the insertion of Astronomy in Science Education, we developed a research whose results we present in this article. Through a questionnaire, several teachers from a public school in the state of Minas Gerais were asked about their conceptual limitations related to astronomy, which contributed to perceive several difficulties in some basic concepts, such as: days of the week, seasons, moon phases, observational astronomy. Based on this observation, a Didactic Sequence entitled ―visions of the sky‖ was elaborated. We applied the methodological support of the three pedagogical moments: initial problematization; knowledge organization; application of knowledge. We present in this article the description of the elaboration process and the Didactic Sequence. The choice for the 2nd year high school students was primarily due to the fact that most of the selected teachers were responsible for these classes and, also, due to the presence of Astronomy and Cosmology contents in the disciplines of Geography and Physics. We also emphasize that in view of what we have accomplished, we can say that Astronomy and Cosmology can be used as instruments of mobilization in favor of Science Teaching and about Science. However, it was realized, through the answers collected from the teachers subject to our research, their difficulty in relation to the knowledge of the contents relevant to these areas of Science. For this reason, activities were sought to remedy these limitations and culminating in this SD, which aimed to give meaning to the scientific learning of Astronomy and Cosmology, both for practicing teachers and for their students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16127
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72529
ISSN: 2175-7941
Licença: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SequênciaDidáticaEnsino.pdf948,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.