Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Jéssica-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.date.accessioned2023-01-17T20:58:56Z-
dc.date.available2023-01-17T20:58:56Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. As trilhas etnomatemáticas como uma proposta de ação pedagógica. Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim), v. 1, n. 2, p. 125-141, 2021. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12724/19416>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2764-2534-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15968-
dc.description.abstractA proposta das Trilhas de Matemática está em concordância com uma ação pedagógica que conecte as salas de aula com as atividades extracurriculares realizadas externamente ao ambiente escolar, visando vincular as situações escolares de aprendizagem com os contextos externos às escolas. Este artigo é um recorte da dissertação desenvolvida com dois pesquisadores nacionais e três internacionais, que investigam sobre a temática relacionada com as Trilhas de Matemática e, também, com seis ex-alunos de uma disciplina de Etnomatemática. Um dos principais objetivos desse estudo é identificar as possíveis relações da ação pedagógica das Trilhas de Matemática por meio do Programa Etnomatemática conforme a perspectiva dos participantes. Nesse sentindo, esse estudo possibilitou a sugestão de uma expressão batizada como ‘Trilhas Etnomatemáticas’, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectTrilhas de Matemáticapt_BR
dc.titleAs trilhas etnomatemáticas como uma proposta de ação pedagógica.pt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematical trails as a proposal for a pedagogical action.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022.pt_BR
dc.description.abstractenThe Mathematics Trails proposal is in accordance with a pedagogical action that connects classrooms with extracurricular activities conducted outside the school environment, aiming to link school learning situations with contexts outside the schools. This article is an excerpt from a dissertation, which was developed with two national and three international researchers, who investigate the theme related to Mathematics Trails and also with six former students of an Ethnomathematics discipline. One of the main objectives of this study is to identify the possible relationships of the pedagogical action of the Mathematics Trails through the Ethnomathematics Program according to the perspective of the participants. In this sense, this study enabled the suggestion of an expression called 'Ethnomathematics Trails', which seek to help students in reading their reality to guide them towards a better understanding of their surroundings through these trails, enabling a deeper interaction with their own world.pt_BR
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_TrilhasEtnomatemáticasProposta.pdf477 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.