Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15891
Título: Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone.
Título(s) alternativo(s): Analysis of the difficulties of Youth and Adult Education students when doing tasks using GeoGebra on the smartphone.
Autor(es): Bohrer, Alice
Tinti, Douglas da Silva
Palavras-chave: Funções quadráticas
Data do documento: 2021
Referência: BOHRER, A.; TINTI, D. da S. Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 10, n. 2, p. 73-88, 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p073-088>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo principal investigar as dificuldades apresentadas por alunos do 2o ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao utilizarem o GeoGebra no smartphone para o estudo da Funções Quadráticas. Trata-se de um estudo qualitativo que considerou o diário de campo e os registros dos alunos como fonte de dados. Analisa-se o desenvolvimento de atividade, composta por 2 exercícios, que foi resolvida com o auxílio do GeoGebra instalado nos seus smartphones. A análise evidenciou que, inicialmente, os alunos apresentaram dificuldades em manusear o GeoGebra. Porém, tal dificuldade foi diminuindo à medida que se familiarizaram com esse aplicativo. Conclui-se que, apesar das dificuldades iniciais no manuseio do GeoGebra apresentadas por alguns participantes da pesquisa, houve a percepção de que o uso do aplicativo facilitou a resolução das atividades, dado que esse recurso possibilita uma melhor visualização em relação ao gráfico e contribui para a tomada de decisão.
Resumo em outra língua: This article is an excerpt from a completed research work and its main objective is to look into the difficulties presented by 2nd year students of Youth and Adult Education when using GeoGebra on the Smartphone for the study of Quadratic Functions. This is a qualitative study, which considered the field notebook and student logs as data source. It is analyzed the development of the Task, consisting of 2 exercises, which was solved with the help of GeoGebra installed on their smartphones. The analysis showed that, initially, the students faced difficulties in handling GeoGebra. However, this difficulty gradually diminished as they got acquainted with this application. It is concluded that, despite the initial difficulties in handling GeoGebra, shown by some research participants, there was a perception that the use of the application facilitated the resolution of Tasks, as this feature allows a better visualization in regards to graphs and allows for a better decision making.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15891
DOI: http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p073-088
ISSN: 2237-9657
Licença: O periódico Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2511>. Acesso em: 27 set. 2022.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseDificuldadesAlunos.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.