Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15854
Title: A etnomatemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de trilhas matemáticas nas Capelas dos Passos, em Congonhas, Minas Gerais.
Other Titles: Ethnomathematics as a pedagogical action for the development of math trails in Capelas dos Passos, in Congonhas, Minas Gerais.
Authors: Rocha, Kelly Cristina Santos
Silva, João Batista Nunes da
Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Keywords: Aleijadinho
Issue Date: 2022
Citation: ROCHA, K. C. S. et al. A Etnomatemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de trilhas matemáticas nas Capelas dos Passos, em Congonhas, Minas Gerais. Journal of Mathematics and Culture, v. 16, n. 1, p. 153-176, 2022. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_0_editorial-updated-version.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Abstract: Este artigo teórico se origina a partir das contribuições de Ubiratan D’Ambrosio sobre o desenvolvimento da Etnomatemática, que objetiva humanizar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática dos alunos ao considerar as influências de seu ambiente cultural. Essa abordagem promove a valorização de seu entorno social, econômico, político e ambiental, pois visa o respeito às suas origens culturais e ao conhecimento matemático desenvolvido localmente. Assim, por meio da condução de Trilhas de Matemática busca-se verificar uma reverberação cultural para o entendimento do pensamento matemático desenvolvido durante a construção das Capelas dos Passos e das esculturas de seus Cristos, que foram esculpidas por Aleijadinho e por seus auxiliares na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.
metadata.dc.description.abstracten: This theoretical article originates with the contributions of Ubiratan D’Ambrosio in the development of Ethnomathematics, which aims to humanize the teaching and learning process of students by considering the influences of their diverse cultural contexts. This approach promotes the appreciation of its social, economic, political, and environmental contexts, as it seeks to respect its cultural origins and locally developed mathematical knowledge. Thus, by working with Math Trails, we seek to verify a cultural reverberation for the understanding of the mathematical thinking developed during the construction of the Capelas dos Passos and the Christ sculptures, which were carved by Aleijadinho and his assistants, in the city of Congonhas, in Minas Gerais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15854
metadata.dc.identifier.uri2: https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_0_editorial-updated-version.pdf
ISSN: 1558-5336
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EtnomatemáticaAçãoPedagógica.pdf
  Restricted Access
2,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.