Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15852
Título: Conexiones etnomatemáticas y etnomodelación en la elaboración de trompos y tacos de carne. Más allá de un antojito mexicano.
Título(s) alternativo(s): Conexões etnomatemáticas e etnomodelagem na elaboração de piões e tacos de carne. Além de um deleite mexicano.
Autor(es): Rodríguez Nieto, Camilo Andrés
Nuñez Gutierrez, Karina
Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Sólidos de revolución
Data do documento: 2022
Referência: RODRÍGUEZ NIETO, C . A. et al. Conexiones etnomatemáticas y etnomodelación en la elaboración de trompos y tacos de carne. Más allá de un antojito mexicano. Revemop, v. 4, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/5230>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Se exploraron conexiones etnomatemáticas y procesos de etnomodelación que emergen en la elaboración trompos y tacos mexicanos. Teóricamente la investigación se fundamentó en las nociones de conexión etnomatemática y etnomodelación. La metodología fue cualitativa-etnográfica desarrollada en tres etapas, selección de los participantes taqueros, aplicación de entrevistas semiestructuradas y, elanálisis temático de datos. Se evidenció que los comerciantes emplean unidades de medidas (kilogramo), hacen conteos de dinero en la venta de las ordenes de tacos y operaciones aritméticas. Asimismo, conexiones etnomatemáticas y etnomodelación con el Cálculo Integral entre la construcción de trompos de carne (émico) y el paraboloide (ético) a los cuales se encontró su volumen, propuesta de aplicaciones para las clases de matemáticas con GeoGebra y similitudes con problemas de libros de Cálculo.
Resumo em outra língua: Foram exploradas as conexões etnomatemáticas e os processos de etnomodelagem que surgem na elaboração de piões e tacos mexicanos. Teoricamente, a pesquisa baseou-se nas noções de conexão etnomatemática e etnomodelagem. A metodologia foi qualitativa-etnográfica desenvolvida em três etapas, seleção dos participantes do taco, aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise temática dos dados. Ficou constatado que os comerciantes usam unidades de medida (quilograma), fazem contagens na venda de pedidos de tacos e operações aritméticas. Da mesma forma, foram encontradas conexões etnomatemáticas e etnomodelagem com Cálculo Integral entre a construção de piões de carne (êmico) e a parabolóide (ético) ao qual se encontraram seu volume e uma proposta de aplicações para aulas de matemática com GeoGebra e semelhanças com problemas de livro Cálculo.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15852
DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202202
ISSN: 2596-0245
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConexionesEtnomatemáticasEtnomodelation.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.