Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15851
Título: Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?
Título(s) alternativo(s): Remote Mathematics internship : what does it show beyond the flat screen?
Autor(es): Santos, Marli Regina dos
Deodato, André Augusto
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Estágio supervisionado
Pandemia de COVID-19
Data do documento: 2021
Referência: SANTOS, M. R. dos; DEODATO, A. A. Estágio Remoto de Matemática: o que se mostra além da tela plana? Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 1, artigo e202129, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/12398>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar e ponderar sobre a vivência de dois educadores matemáticos na implementação do primeiro oferecimento da disciplina de Estágio remoto em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O relato destaca os caminhos trilhados, ressaltando os percursos e percalços surgidos, as reflexões possibilitadas, as (res)significações que se deram em meio às vivências de ensino remoto emergencial. São tematizadas não só questões que emergiram diante das incertezas e inseguranças frente ao cenário que se impôs, mas também são propostas reflexões acerca da importância da construção de uma Educação comprometida com o ser com o outro e com o cuidado na superação de desafios, dificuldades e desigualdades. Como considerações indicativas, de um lado, valendo-se da noção de uma esperança que mobiliza, defende-se o risco da ação em detrimento da queixa não propositiva. De outro lado, defende-se que haja reflexão sobre as limitações dessas ações tendo como norte o contexto de omissão e má gestão da pandemia por parte do poder público.
Resumo em outra língua: The aim of this article is to report and reflect on the experience of two mathematics educators in implementing the first offer of the remote Internship discipline in a Mathematics degree at a Federal Institution. The experience report the paths taken, emphizing the paths and mishaps that emerged, as possible reflections, as (re)signification that occur in the midst of remote emergencies. It did not thematize only issues arising from uncertainties and insecurities in the face of the situation that arises, but also proposals for reflections on the importance of building an education committed to being equal and taking care to overcome challenges, difficulties and inequalities. As indicative considerations, on the one hand, it is worth emphizing a hope that mobilizes, defends or risks an action to the detriment of what is not proposed. On the other hand, it defends that there is a reflection on the limitations of these actions as the north or context of omission and more management of the pandemic by the government.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15851
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12398
ISSN: 2675-5246
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstágioRemotoMatemática.pdf304,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.