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Título: Formação matemática do professor da educação básica : das concepções historicamente dominantes às possibilidades alternativas atuais.
Título(s) alternativo(s): The mathematics of mathematics teacher education : from historically dominant conceptions to current alternative possibilities.
Autor(es): Moreira, Plínio Cavalcanti
Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação matemática
Currículo
Prática docente escolar
Formação de professores
Data do documento: 2021
Referência: MOREIRA, P. C.; FERREIRA, A. C. Formação matemática do professor da educação básica: das concepções historicamente dominantes às possibilidades alternativas atuais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13262>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Contamos uma história abreviada das ideias que influenciaram os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil desde 1930, e também daquelas que influenciaram as visões teóricas alternativas que foram se desenvolvendo ao longo desse período. Como parte importante dessa história de ideias, mencionamos três conceitos que se desenvolvem a partir de estudos publicados entre 1975 e 1987: o de Recontextualização (Bernstein), o de Transposição Didática (Chevallard) e o de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman). Sob o olhar segundo o qual construímos este texto, tais conceitos são fundamentais porque inspiraram, direta ou indiretamente, uma série de trabalhos que contribuíram para aprofundar a compreensão da natureza específica do conhecimento matemático requerido na prática docente escolar. Tal compreensão, ancorada também em estudos empíricos, levou, eventualmente, à construção de modelos teóricos que destacam, cada um sob sua perspectiva, as características essenciais do saber matemático relevante para a docência escolar.
Resumo em outra língua: We present a brief history of ideas that have framed the curricular structure of Mathematics Teacher Education Programs in Brazil since 1930, together with those that have impacted the theoretical conceptions developed on this subject over these eight-nine decades. As a relevant part of this history of ideas, we mention three specific concepts presented in studies published between 1975 and 1987: Recontextualization (Bernstein), Didactic Transposition (Chevallard), and Pedagogical Content Knowledge (Shulman). We consider those concepts fundamental as they inspired, directly or indirectly, a series of research that deepened the current understanding of the nature of mathematical knowledge required in the school teaching practice. Such an understanding, supported by empirical studies, eventually led to the construction of theoretical models for describing, each according to its perspective, the essential characteristics of the mathematical knowledge relevant to school teaching practice.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15847
DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13262
ISSN: 2359-2842
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
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