Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15783
Título: Humanizando os Profetas de Aleijadinho : um estudo qualitativo de suas proporções por meio de Etnomodelagem.
Autor(es): Delfiol, Tatiana de Andrade Aguilar
Orientador(es): Rosa, Milton
Palavras-chave: Profetas de Aleijadinho
Etnomodelagem
Humanização
Razão, proporção e escala
Lisboa
Data do documento: 2022
Membros da banca: Rosa, Milton
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Oliveira, Cristiane Coppe de
Referência: DELFIOL, Tatiana de Andrade Aguilar. Humanizando os Profetas de Aleijadinho: um estudo qualitativo de suas proporções por meio de Etnomodelagem. 2022. 451 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A Etnomodelagem busca respeitar e valorizar os saberes, fazeres, conhecimentos, pensamentos, ideias, procedimentos, técnicas e práticas matemáticas locais utilizando a tradução entre sistemas de conhecimentos matemáticos distintos, como, por exemplo, a matemática escolar/acadêmica. A tradução entre esses sistemas é desencadeada por meio da utilização de artefatos culturais, que são considerados como objetos de observação e meios de comunicação que difundem mensagens para os membros de grupos culturais distintos. Nessa perspectiva, esta pesquisa utilizou como artefato cultural os Profetas de Aleijadinho, que estão localizados no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, para desenvolver o processo de humanização por meio de matematizações que utilizaram os conteúdos matemáticos de razão, proporção e escala na elaboração de etnomodelos êmicos (locais), éticos (globais) e dialógicos (glocais), buscando promover o dinamismo cultural e a promoção da cultura local. A questão de investigação deste se relaciona com a problemática: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão da humanização dos Profetas de Aleijadinho por meio do estudo de suas proporções com a elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos, que visam a valorização e o respeito da cultura local? Desse modo, buscando respostas para essa questão, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades da utilização dos conceitos de razão, proporção e escala por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem para a compreensão da humanização dos Profetas de Aleijadinho. Para fundamentar teoricamente este estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a história de Aleijadinho, a história de Congonhas, em Minas Gerais, e sobre o contexto do ensino da Matemática no século XVIII, com o intuito de compreender os conhecimentos (matemáticos) tácitos de Aleijadinho que foram adquiridos nesse contexto sociocultural. As bases teóricas dessa investigação foram: Etnomatemática, a Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e a Etnomodelagem, sendo que o processo de humanização consistiu na criação de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos com a utilização das medidas reais dos 12 Profetas. Os cânones proporcionais foram utilizados na busca do modelo humano com o corpo ideal, que teria a medida de oito cabeças, sendo que foi determinado em um homem de 1,81 metros de altura. A partir desse etnomodelo humano, foram criadas escalas verti- cais e horizontais para cada Profeta com o objetivo de transformar as medidas de cada parte do corpo dessas estátuas em medidas humanas. Além das medidas dos Profetas que foram aferidas in loco e da pesquisa bibliográfica no Museu, esta investigação envolveu 12 participantes que tinham relação direta com o trabalho de Aleijadinho, ou seja, um Diagramador de Revistas Culturais, um Historiador de Museus, um Professor de Iconografia e História da Arte, uma Arquiteta e Urbanista (Funcionária do IPHAN), um Guia de Turismo, uma Escritora e Professora, um Engenheiro Eletricista e Professor de Matemática, uma Vice-Diretora de Escola e Professora, um Coordenador de Ações Culturais do Museu, uma Professora de História e Geografia, um Técnico em Mineração e um Artista Plástico. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais online e presencial. Para analisar os dados coletados e interpretar os resultados obtidos neste estudo, foi utilizada uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que possibilitou a identificação dos códigos preliminares na codificação aberta, que foram agrupados por semelhanças de concepções em quatro categorias conceituais, na codificação axial, a partir dos dados coletados durante a condução do trabalho de campo, identificadas como: a) Conhecimentos históricos e culturais sobre Aleijadinho, as suas obras e os 12 Profetas, b) Conhecimentos Locais (Êmicos) sobre as obras e os 12 Profetas de Aleijadinho, c) Conhecimentos Globais (Éticos) sobre as obras e os 12 Profetas de Aleijadinho e d) Conhecimentos Glocais (Dialógicos) sobre as obras e os 12 Profetas de Aleijadinho. Os resultados obtidos nesta investigação mostram que Aleijadinho foi um artista barroco que transcendeu a sua época por utilizar saberes e fazeres matemáticos locais, bem como o conhecimento acadêmico em suas obras de arte para efeitos de ilusão de óptica. Os conhecimentos tácitos dos participantes da pesquisa contribuíram para a valorização das práticas de escultura da comunidade local e dos conhecimentos matemáticos e artísticos de Aleijadinho, além de valorizar sua história de vida. O processo de humanização dos 12 Profetas na perspectiva da Etnomodelagem possibilitou a compreensão dos saberes e fazeres matemáticos utilizados por Aleijadinho para esculpir suas obras de arte de forma a compreender a desproporção proposital nessas esculturas. Assim, esse processo foi desenvolvido por meio da utilização de um processo de tradução entre sistemas de conhecimen- tos matemáticos distintos, como, por exemplo, os locais (Aleijadinho) e escolares/acadêmicos (razão, proporção e escala), que foram necessários para evidenciar o processo de humanização desses Profetas. Então, a abordagem dialógica da Etnomodelagem mostrou que, mais do que transformar as medidas das estátuas dos Profetas em dimensões humanas, esse processo de humanização incluiu a preservação patrimonial, a apreciação, a estima e o amor por essas obras de arte, que está relacionado com um sentimento de pertencimento ao local, mesmo que seja como visitante, haja vista que o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais, é considerado como um patrimônio mundial da humanidade e, também, como um tesouro a céu aberto. Assim, o processo de humanização proposto nesta investigação transcendeu às questões meramente matematizantes, pois acolheu conhecimentos, saberes, fazeres e práticas presentes no contexto social, cultural e histórico dos participantes deste estudo. Assim, a arte desenvolvida em cada cultura revelou o modo de perceber, sentir e articular os significados e os valores que governam os diferentes tipos de relações entre os membros de grupos culturais distintos que compõem a sociedade. Nessa perspectiva, a arte pode ser considerada como o conhecimento específico de uma realidade única que transforma a realidade exterior por meio de sua humanização com o auxílio da dialogicidade entre saberes distintos, porém, complementares, que são propostos pela Etnomodelagem.
Resumo em outra língua: Ethnomodelling seeks to respect and value the practices, knowledge, thoughts, ideas, procedures, techniques, and local mathematical practices by using translation between different mathematical knowledge systems, such as school/academic mathematics. Translation between these systems can be triggered through the use of cultural artifacts, which are considered objects of observation and means of communication that communicate messages to members of distinct cultural groups. In this perspective, this research used the Prophets of Aleijadinho, which are located in the Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, in the town of Congonhas, in the state of Minas Gerais, as a cultural artifact in order to develop the process of humanization through mathematizations that applied mathematical contents of ratio, proportion, and scale in the elaboration of emic (local), etic (global), and dialogic (glocal) ethnomodels by seeking to promote cultural dynamism and the promotion of local culture. The research question of this study is related to the problem statement: How the dialogical approach of thnomodelling can help the understanding of the humanization of Aleijadinho's Prophets through the study of their proportions with the elaboration of emic, etic, and dialogic ethnomodels, which aim to develop and appreciation and respect for the local culture? Thus, in seeking answers to this question, the general objective of this investigation was to analyze the possibilities of using the concepts of ratio, proportion, and scale through the development of the dialogic approach of Ethnomodelling to understand the humanization process of Aleijadinho's Prophets. In order to theoretically support this study, bibliographic research was conducted on the history of Aleijadinho, the history of Congonhas, in Minas Gerais, and on the context of Mathematics teaching in the 18th century, in order to understand the tacit (mathematical) knowledge of Aleijadinho that were acquired in this sociocultural context. The theoretical bases of this investigation were: Ethnomathematics, the Sociocultural Perspective of Mathematical Modelling and Ethnomodelling, and the humanization process consisted in the creation of emic, etic, and dialogic ethnomodels using the real measurements of the 12 Prophets. The proportional canons were used in the search for the human model with the ideal body, which would have the measure of eight heads, and it was determined in a man of 1.81 meters tall. From this human ethnomodel, vertical and horizontal scales were created for each Prophet in order to transform the measurements of each part of the body of these statues into human body measurements. In addition to the measurements of the Prophets that were measured in loco and the bibliographic research at the Museum, this investigation involved 12 participants who were directly related to Aleijadinho's work, that is, a Designer of Cultural Journals, a Historian of Museums, a Professor of Iconography and Art History, an Architect and Urbanist (IPHAN Employee), a Touristic Guide, a Writer and Teacher, an Electrical Engineer and Mathematics Teacher, a School Vice-Principal and Teacher, a Coordinator of Cultural Actions of the Museum, a History and Geography Teacher, a Mining Technician and a Plastic Artist. The data collection instruments used were questionnaires, semi-structured interviews and online and face-to-face focus groups. To analyze the data collected and interpret the results obtained in this study, an adaptation of the Grounded Theory was used, which made it possible to identify the preliminary codes in open coding, which were grouped by similarities of concepts into four conceptual categories, in the coding axial, from the data collected during conductions of the fieldwork, identified as: a) Historical and cultural knowledge about Aleijadinho, his works and the 12 Prophets, b) Local Knowledge (Emic) about the works and the 12 Aleijadinho's Prophets, c) Global Knowledge (Etic) about Aleijadinho's works and 12 Prophets and d) Glocal Knowledge (Dialogic) about Aleijadinho's works and the 12 Prophets. The results obtained in this investigation showed how Aleijadinho as a baroque artist, transcended his time by using local mathematical knowledge and practices, as well as academic knowledge in his works of art for the purpose of the development of an optical illusion. The tacit knowledge of the participants of this study contributed to the appreciation of the sculptural practices of the local community and the mathematical and artistic knowledge developed by Aleijadinho, in addition to valuing his life story. The process of humanization of the 12 Prophets from the perspective of Ethnomodelling enabled an understanding that mathematical knowledge and practices used by Aleijadinho to sculpt his sculptures revealed a purposeful disproportion in these statues. Thus, this process was developed through the use of a translational process between different mathematical knowledge systems, such as local (Aleijadinho) and school/academic (ratio, proportion, and scale), which were necessary to evidence the process of humanization of these Prophets. So, the dialogic approach of Ethnomodelling showed that more than transforming the measurements of the statues of the Prophets into human dimensions, this process of humanization included a heritage preservation, appreciation, esteem and love for these works of art, which is related with a feeling of belonging to the place, even as a visitor, given that the Bom Jesus de Matosinhos Sanctuary, in Congonhas, Minas Gerais, is considered as a world heritage site and, also, an open-air treasure. Thus, the humanization process proposed in this investigation transcends merely mathematizing questions, as it embraced knowledge, procedures, techniques, and practices present in the social, cultural, and historical context of the participants of this study. Thus, the art developed in each culture revealed the way of perceiving, feeling, and articulating the meanings and values that govern the different types of relations between the members of distinct cultural groups that compose society. From this perspective, art can be considered as the specific knowledge of a unique reality that can transform external realities through its humanization with the help of the dialogicity between different but complementary knowledges, which are proposed by Ethnomodelling.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15783
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_HumanizandoProfetasAleijadinho.pdf5,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons