Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15775
Título: Cuidado de si e educação libertária em Michael Foucalt.
Autor(es): Teixeira, Marcos Torres
Orientador(es): Rangel, Marcelo de Mello
Teodoro, Jorge Benedito de Freitas
Palavras-chave: Michel Foucault
Educação - filosofia
Controle
Liberdade - filosofia
Data do documento: 2022
Membros da banca: Rangel, Marcelo de Mello
Teodoro, Jorge Benedito de Freitas
Haddock Lobo, Rafael
Santos, Adriano Négris dos
Referência: TEIXEIRA, Marcos Torres. Cuidado de si e educação libertária em Michael Foucalt. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Este trabalho reflete uma educação mais livre dos domínios imperiais colocando a subjetividade num âmbito mais próprio de constituição de si mesmo. A cultura de si analisada por Michel Foucault na Hermenêutica do Sujeito revela uma perda histórica significativa naquilo que podemos chamar de educação numa cultura de si, que foi sendo esquecida diante da necessidade medieval e moderna de controle dos corpos numa relação complexa entre poder-saber-sexo. O sexo, desta maneira, como parte mais íntima dos corpos era o dispositivo mais capaz de fornecer as instituições de controle um aparato discursivo entre normalidade e anormalidade. Contudo, a multiplicação destes discursos, sendo “anormais” ou “normais”, sobre o sexo no próprio campo de exercício do poder demonstraram uma capacidade infinita de produção de si mesmo dos corpos, que se fossem desenvolvidos numa cultura de si como na antiguidade grega necessitariam muito mais de uma liberdade individual do que de um controle excessivo. Nesse sentido uma educação mais libertadora seria mais viável no desenvolvimento de um projeto educacional qualificado e satisfatório. Assim, a análise foucaultiana é uma denúncia cultural, em que uma educação desenvolvida pela antiguidade grega fora em certa medida suprimida pela instituição católica, estatal e científica na época medieval e moderna, de maneira hipócrita e excessiva.
Resumo em outra língua: This work reflects a freer education of the imperial domains placing subjectivity in a more proper scope of constitution of itself. The culture of the self analyzed by Michel Foucault in Hermeneutics of the Subject reveals a significant historical loss in what we can call education in a culture of the self, which was forgotten in the face of the medieval and modern need to control bodies in a complex relationship between power-knowledge. sex. Sex, in this way, as the most intimate part of bodies, was the device most capable of providing institutions of control with a discursive apparatus between normality and abnormality. However, the multiplication of these discourses, being “abnormal” or “normal”, about sex in the very field of exercise of power demonstrated an infinite capacity of self-production of bodies, which if they were developed in a culture of the self as in Greek antiquity they would need individual freedom much more than excessive control. In this sense, a more liberating education would be more viable in the development of a qualified and satisfactory educational project. Thus, the Foucauldian analysis is a cultural denunciation, in which an education developed by Greek antiquity was to a certain extent suppressed by the Catholic, state and scientific institution in the medieval and modern times, in a hypocritical and excessive way.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15775
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CuidadoEducaçãoLibertária.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons