Memórias de professores-leitores : um estudo da construção do gosto literário.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nossa proposta é investigar algumas particularidades da formação do gosto pela literatura. Por
meio de narrativas memorialísticas, buscamos identificar e analisar a construção dessa
disposição favorável diante da leitura literária por parte de docentes do ensino superior que
atuam na área de Literatura. O interesse central consiste em localizar os principais agentes que
interferiram na formação literária dos sujeitos envolvidos, especialmente durante o período
escolar, buscando recompor a rede material e simbólica que perpassa seus percursos de leitura,
através das dimensões da memória mobilizadas por eles. Os dados da pesquisa foram coletados
por meio de um questionário que serviu como um direcionamento para a escrita memorialística
de professores-leitores, de modo a investigar como as influências se deram nos meios
familiares, culturais, econômicos, sociais e escolares. Para a análise e estudo dos dados
coletados, foram utilizados os estudos sobre a formação do gosto pela literatura, especialmente
do ponto de vista da sociologia da leitura, além das teorias de construção da memória, com o
intuito perceber a importância das lembranças selecionadas e, por fim, as subjetividades
presentes na formação do gosto literário e agenciadas no ato de leitura. Na base teórica da
pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel
(20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann
(2011), Eni Orlandi (2001) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para
as condições sociais da formação do leitor literário e a construção do discurso a partir da
memória.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Linguística aplicada, Memória, Leitura literária - mediação, Incentivo à leitura, Livros e leitura - aspectos sociológicos
Citação
SILVA, Ana Luiza Freitas Franca. Memórias de professores-leitores: um estudo da construção do gosto literário. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.