Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15768
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Ivanete Bernardinopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Luiza Freitas Franca-
dc.date.accessioned2022-11-04T19:43:30Z-
dc.date.available2022-11-04T19:43:30Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ana Luiza Freitas Franca. Memórias de professores-leitores: um estudo da construção do gosto literário. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15768-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNossa proposta é investigar algumas particularidades da formação do gosto pela literatura. Por meio de narrativas memorialísticas, buscamos identificar e analisar a construção dessa disposição favorável diante da leitura literária por parte de docentes do ensino superior que atuam na área de Literatura. O interesse central consiste em localizar os principais agentes que interferiram na formação literária dos sujeitos envolvidos, especialmente durante o período escolar, buscando recompor a rede material e simbólica que perpassa seus percursos de leitura, através das dimensões da memória mobilizadas por eles. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário que serviu como um direcionamento para a escrita memorialística de professores-leitores, de modo a investigar como as influências se deram nos meios familiares, culturais, econômicos, sociais e escolares. Para a análise e estudo dos dados coletados, foram utilizados os estudos sobre a formação do gosto pela literatura, especialmente do ponto de vista da sociologia da leitura, além das teorias de construção da memória, com o intuito perceber a importância das lembranças selecionadas e, por fim, as subjetividades presentes na formação do gosto literário e agenciadas no ato de leitura. Na base teórica da pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para as condições sociais da formação do leitor literário e a construção do discurso a partir da memória.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLeitura literária - mediaçãopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLivros e leitura - aspectos sociológicospt_BR
dc.titleMemórias de professores-leitores : um estudo da construção do gosto literário.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSoares, Ivanete Bernardinopt_BR
dc.contributor.refereeAmorim, Bernardo Nascimento dept_BR
dc.contributor.refereeDiniz, Lígia Gonçalvespt_BR
dc.description.abstractenWe propose to investigate some particularities of the formation of a taste for literature. Through memoiristic narratives, we seek to identify and analyze the construction of this favorable disposition toward literary reading by higher education teachers who work in the area of Literature. The central interest consists in locating the main agents that interfered in the literary formation of the subjects involved, especially during the school period, seeking to recompose the material and symbolic network that permeates their reading paths, through the dimensions of memory mobilized by them. The research data were collected through a questionnaire that served as a direction for the memoiristic writing of teacher-readers, to investigate how the influences took place in the family, cultural, economic, social, and school environments. For the analysis and study of the data collected, studies about the formation of a taste for literature were used, especially from the point of view of the sociology of reading, in addition to the theories of memory construction, in order to understand the importance of the selected memories and, finally, the subjectivities present in the formation of literary taste and activated in the act of reading. The theoretical basis of the research includes authors such as Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) among other researchers who promote discussions focused on the social conditions of the formation of the literary reader and the construction of discourse from memory.pt_BR
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MemóriasProfessoresLeitores.pdf672,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons