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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15715
Title: | Educação física e Covid-19 : o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais. |
Other Titles: | Physical education and Covid-19 : what do the protocols for going back to presential classes say. |
Authors: | Ungheri, Bruno Ocelli Silva, Gabriel Luiz da Falcão, Denise Ferreira, Renato Melo Soares, Everton Rocha |
Keywords: | Escola Pandemia School Pandemic |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | UNGHERI, B. O. et al. Educação física e Covid-19: o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais. Revista Pensar a Prática, v. 25, 2022. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68321>. Acesso em: 11 out. 2022. |
Abstract: | Diante do cenário causado pela SARS-CoV-2, este estudo buscou identificar diretrizes das unidades da federação brasileira e refletir sobre os impactos na Educação Física no retorno presencial. Analisou-se quatorze documentos oficiais elaborados até setembro de 2020, utilizando-se de Análise de Conteúdo. Identificaram-se diretrizes gerais de higienização para prevenção do contágio no ambiente escolar e orientações específicas à Educação Física, como reorganização dos espaços, proibição de eventos e atividades coletivas, suspensão de atividades esportivas e adoção de aulas teóricas. Concluiu-se que os protocolos abordam nuances próprias da Educação Física, mas são notáveis os limites de infraestrutura, recursos humanos e materiais para viabilizar o retorno seguro e igualitário. |
metadata.dc.description.abstracten: | Given the scenario caused by SARS-CoV-2, this study aiming to identify the guidelines of Brazilian units federation and reflect about impacts of returning on Physical Education. Fourteen official documents prepared by September 2020 were analyzed, using Content Analysis technique. General hygiene guidelines for prevention of contagion in the school environment and specific guidelines for Physical Education were identified, such as reorganization of school spaces, prohibition of events and collective activities, suspension of sports activities and adoption of theorical classes. It was concluded that the protocols address specific nuances to Physical Education, but the limits of infrastructure and human and material resources are remarkable to enable safe return in an equal way. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15715 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68321 |
ISSN: | 1980-6183 |
metadata.dc.rights.license: | Este é um artigo publicado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo. |
Appears in Collections: | DEEFD - Artigos publicados em periódicos |
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