Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15714
Título: Educação física, gênero e mercado de trabalho : percepções de mulheres sobre a futura área de atuação profissional.
Título(s) alternativo(s): Physical education, gender and labor market : perceptions of women about the future area of professional activity.
Autor(es): Ungheri, Bruno Ocelli
Pacheco, Luísa Carvalho
Falcão, Denise
Rocha, Maria Teresa Sudário
Data do documento: 2022
Referência: UNGHERI, B. O. et al. Educação física, gênero e mercado de trabalho: percepções de mulheres sobre a futura área de atuação profissional. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 20, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/mTFDFSPy4wstkZXshZ5WpLh/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: O estudo analisou a perspectiva de graduandas em Educação Física sobre o exercício de sua futura profissão, o mercado de trabalho e as questões de gênero. Desenvolveram-se quatro Grupos Focais, que foram apreciados sob a técnica de Análise de Conteúdo. Delinearam- se quatro categorias de análise: Condição da mulher, Enfrentamento dos estereótipos, Percepções sobre a Educação Física e O mercado da Educação Física para elas. Concluiu-se que as estudantes prospectam enfrentar um mercado de trabalho desvalorizado e marcado por desigualdades entre homens e mulheres.
Resumo em outra língua: This study analyzed the perspective of Physical Education undergraduates on the exercise of their future profession, the labor market and gender issues. Four Focus Groups were developed, which were analyzed using the Content Analysis technique. Four categories of analysis were outlined: Condition of women, Confronting stereotypes, Perceptions about Physical Education and The Physical Education market for them. It was concluded that the students’ prospect is to face a devalued labor market and marked by inequalities between men and women.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15714
DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-ojs00138
ISSN: 1981-7746
Licença: Este é um artigo publicado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoFísicaGênero.pdf267,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.