Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Beatriz Toledo-
dc.date.accessioned2022-10-31T19:56:11Z-
dc.date.available2022-10-31T19:56:11Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Beatriz Toledo. Letramento digital e ensino remoto: um estudo sobre o uso das redes sociais na escola. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15705-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso das redes sociais para fins educativos em uma escola pública e as contribuições do letramento digital e dos multiletramentos nas atividades desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial. Tais atividades foram desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2021, durante o ensino remoto implantado em decorrência da pandemia da COVID-19. Esta investigação está fundamentada em estudos sobre letramento digital e ensino (SOARES, 2002; COSCARELLI; RIBEIRO, 2011; 2014; BUZATO, 2006; 2010), multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2013; ROJO; MOURA, 2012; 2019), estudos sobre redes sociais (RECUERO, 2009; 2016) e formação e prática docente (GATTI et al. 2019; NÓVOA, 2007; 2017). Trata- se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas e observação em ambiente digital (etnografia on-line, conforme FERRAZ, 2019). A pesquisa teve como sujeitos participantes: 1) bolsistas do PIBID, do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto; 2) alunos do Ensino Fundamental II, da Rede Estadual da cidade de Mariana-MG; e 3) uma professora colaboradora do PIBID na escola. Os resultados nos mostram que esses professores em formação já estão inseridos em práticas de letramento digital em seu cotidiano e também se inserem no mundo das redes sociais, o que contribui para pensar o papel desse novo professor na sociedade contemporânea. Ao analisarmos o uso das redes sociais no contexto do ensino remoto, percebemos que essas ferramentas podem potencializar o trabalho com a diversidade cultural existente na sociedade e, por conseguinte, também na escola, bem como podem ajudar a mediar práticas de produção de textos multimodais e multissemióticos, evidenciando o trabalho na perspectiva dos multiletramentos. Esperamos que este trabalho possa ampliar os estudos sobre a temática e fortalecer as políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores, sobretudo no cenário pós-pandemia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleLetramento digital e ensino remoto : um estudo sobre o uso das redes sociais na escola.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCorrêa, Hércules Tolêdopt_BR
dc.contributor.refereeBrasileiro, Ada Magaly Matiaspt_BR
dc.contributor.refereeCoscarelli, Carla Vianapt_BR
dc.description.abstractenThe present research had as an overall objective to analyse the use of social networks towards educational ends in a public school and the contributions of digital literacy and the multiliteracies in activities developed during the emergency remote teaching. These activities were developed throughout the first semester of 2021, during the remote teaching implemented due to the COVID-19 pandemic. This investigation is grounded in studies about digital literacy and teaching (SOARES, 2002; COSCARELLI and RIBEIRO, 2011 and 2014; BUZATO, 2006 and 2010), multiliteracies (COPE and KALANTZIS, 2000; ROJO, 2013; ROJO and MOURA, 2012 and 2019), studies about social networks (RECUERO, 2009 and 2016) and qualification and practice of the docent (GATTI et al. 2019; NÓVOA 2007; 2017). It is a research with a qualitative approach, semi structured interviews were conducted, as well as an observation in digital environment (ethnography on-line, according to FERRAZ, 2019). The research had as participant subjects: 1) PIBID scholarship holders, from the Licentiate degree in Languages course of Universidade Federal de Ouro Preto; 2) elementary school students, of the state school network in the city of Mariana-MG; 3) a collaborator teacher from PIBID in the school. The results show us that these under graduating teachers are already inserted in digital literacy practices in their daily routines and they also insert themselves in the world of social networks, which contributes to thinking about the role of the new teacher in the contemporary society. When we analyse the use of social networks in the digital learning context, we notice that these networks can enhance the work with cultural diversity present in society and, consequently, also in school, helping mediate practice of multimodal text production and multi semiotics, highlighting the work in the multiliteracy perspective. We hope this academic work can increase the studies about the theme and strengthen the public policies for the primary and continued qualification of teachers, especially in the post pandemic scenario.pt_BR
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_LetramentoDigitalEnsino.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons