Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15680
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorMorais, Isabela Carvalho dept_BR
dc.contributor.advisorReis, Luciana Paulapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Thairone Ezequiel de-
dc.date.accessioned2022-10-13T19:59:24Z-
dc.date.available2022-10-13T19:59:24Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Thairone Ezequiel de. Especificidades de gestão de micro e pequenas empresas em cursos de graduação em Engenharia de Produção. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15680-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, a maior parte dos cursos de graduação em Engenharia de Produção apresenta projetos pedagógicos modernos e em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Contudo, a criação de estratégias voltadas ao universo da Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) tem especificidades nem sempre reveladas nos cursos. O elemento central desta dissertação foi analisar como os cursos de graduação em Engenharia de Produção abordam as especificidades de GMPE, com enfoque nas dimensões dirigente, organização e ambiente. Nessa conjuntura, buscou-se fazer uma pesquisa documental de natureza aplicada, objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Mediante o software Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC), foram analisados os conteúdos de 137 projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Produção distribuídos entre 82 instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. Como resultado, foi evidenciado que a abordagem das especificidades pelos cursos tem uma perspectiva comportamental e interna à Micro e Pequena Empresa (MPE) (dimensão dirigente). Quanto às limitações, destacam-se a escassez de publicações, na literatura, que tratam justamente da criação de estratégias específicas para as MPEs na área de Engenharia de Produção; e a ambiguidade nos dados de alguns documentos, o que dificultou a análise mais detalhada. Sugere-se que os cursos amplifiquem as visões dos docentes e discentes sobre a importância da atuação do profissional nas MPEs, com destaque ao cotidiano organizacional. Por se tratar de um assunto atual e emergente, a análise de conteúdo nos documentos gerou revelações que contribuem no conhecimento das especificidades de GMPE pelos cursos e que direcionam pesquisas futuras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectPequenas e médias empresas - administraçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de produção - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - estudo e ensino - projeto pedagógicopt_BR
dc.subjectPesquisa - pesquisa documentalpt_BR
dc.subjectLinguistic Inquiry and Word Count - LIWCpt_BR
dc.titleEspecificidades de gestão de micro e pequenas empresas em cursos de graduação em Engenharia de Produção.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/09/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.pt_BR
dc.contributor.refereeMorais, Isabela Carvalho dept_BR
dc.contributor.refereeReis, Luciana Paulapt_BR
dc.contributor.refereeSilva, André Luíspt_BR
dc.contributor.refereeEscrivão Filho, Edmundopt_BR
dc.description.abstractenIn Brazil, most part of Production Engineering graduation courses do have educational projects which are modern and work in accordance with the national curriculum guidelines. However, the process of creating strategies related to the Micro and Small Business Management (MSBM) universe presents particularities not always approached in the university. The main goal of this research was to analyze how Production Engineering graduation courses address the topic Micro and Small Business Management Specifics, focusing on the manager, organization, and organizational context dimensions. To that end, we chose the document analysis in its applied, exploratory objective, and qualitative approach. Through the Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC) software, the content of 137 educational projects from Production Engineering graduation courses was examined. The courses are distributed in 82 private and public Brazilian universities. As result, the data showed that the approach of the course specificities presented a behavioral and internal perspective when it comes to Micro and Small Business (MSB) (manager dimension). Regarding the difficulties, both the lack of researches on the creation of strategies for MSB in the Production Engineering field and the ambiguity on the data of some documents (which hampered a more detailed analysis) stood out. It is suggested that the Production Engineering courses amplify teachers and students perspectives on the importance of the MSB professional, focusing on the daily organization. For it is a growing and modern subject, the document analysis provided evidences that contribute to the courses knowledge about the specificities of MSBM, which allow future researches.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EspecificidadesGestãoMicro.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons