Uma análise do uso de métodos de planejamento e controle em operações de serviços de hospedagem em uma cidade histórica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma análise do planejamento e controle das operações de serviços no setor hoteleiro de uma cidade histórica. Tradicionalmente, os estudos sobre a aplicação do Planejamento e Controle são voltados ao setor industrial. Porém, a importante participação da prestação de serviços na economia viabiliza a abordagem deste tema. Uma cidade histórica de Minas Gerais foi escolhida como foco deste estudo por fazer parte do roteiro turístico do país e por mostrar-se uma boa fonte para pesquisa. Esta análise teve caráter exploratório embasado na literatura de operação e planejamento de serviços. O referencial teórico inicia-se com a definição de serviços, seguida da caracterização do setor hoteleiro. Também, são abordadas a relevância da prestação de serviços para a economia e a percepção da qualidade neste setor. Apresenta-se ainda o conceito e as principais características do planejamento em serviços hoteleiros. Uma análise qualitativa foi utilizada por meio da elaboração e aplicação de um questionário acerca da gestão das operações, o que possibilitou a coleta de informações necessárias para a análise do planejamento e controle de serviços nos meios de hospedagem de uma cidade histórica. Os resultados evidenciam a necessidade de maior investimento no preparo e treinamento dos funcionários e de outros serviços que, juntamente com a hospedagem, constituiriam a cadeia de suprimentos do setor hoteleiro da região. O planejamento estratégico é uma das carências observadas nos meios de hospedagem analisados, bem como, a necessidade de planejamentos para a capacidade ociosa em períodos de baixa temporada.
Descrição
Palavras-chave
Gestão de serviços, Setor hoteleiro, Qualidade, Service management, Hotel industry
Citação
MORAIS, B. M.; GUIMARÃES, I. F. G. Uma análise do uso de métodos de planejamento e controle em operações de serviços de hospedagem em uma cidade histórica. Navus, Florianópolis, v. 11, jan./dez. 2021. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8096399>. Acesso em: 29 abr. 2022.