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dc.contributor.advisorAssis, Aisllan Diego dept_BR
dc.contributor.authorChaves, Vanessa Reis-
dc.date.accessioned2022-10-03T20:32:40Z-
dc.date.available2022-10-03T20:32:40Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationCHAVES, Vanessa Reis. Estágio de odontologia na saúde da família de Itabirito, Minas Gerais: desafios e potencialidades da formação para o SUS. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15582-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Família. Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractAs experiências de estágio para a formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profissional. O município de Itabirito, em Minas Gerais, recebe, na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, por semestre, até três estudantes no final do curso de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior privada (IES), sendo assim, os objetivos deste trabalho são analisar a formação desses estudantes de Odontologia na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itabirito/MG., descrevendo e compreendendo os processos formativo e avaliativo do estágio de Odontologia a partir dos seus sujeitos, documentos e história. Para o estudo, foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com 10 mulheres, sendo quatro preceptoras dentistas, quatro estudantes e duas coordenadoras. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, quando foram elaboradas nove categorias e uma subcategoria analíticas que revelaram um processo formativo que é dividido entre o SUS e o sistema privado e entre o consultório e a saúde bucal coletiva. O estudante é inserido tardiamente na estratégia saúde da família de Itabirito para estágio e ali permanece por três meses. A análise dos resultados buscou revelar uma formação mais humanizada, baseada nos princípios e diretrizes da atenção primária, com alto nível de saberes e complexidade, característica da Estratégia Saúde da Família, para que esses futuros profissionais estejam preparados para atender no SUS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde - SUSpt_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.titleEstágio de odontologia na saúde da família de Itabirito, Minas Gerais : desafios e potencialidades da formação para o SUS.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/09/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAssis, Aisllan Diego dept_BR
dc.contributor.refereeNuto, Sharmênia de Araújo Soarespt_BR
dc.contributor.refereeFigueiredo, Adriana Maria dept_BR
dc.contributor.refereeRibeiro, Gustavo Meirellespt_BR
dc.description.abstractenInternship experiences for training in higher education are fundamental for professional development. The municipality of Itabirito in Minas Gerais, receives up to three students at the end of the dentistry course of a private Higher Education Institution (HEI) in the Family Health Strategy of the Unified Health System (SUS) in the city, per semester. This study aimed to analyze the training of these dental students in the Family Health Strategy (ESF) of the Unified Health System (SUS) in Itabirito, Minas Gerais; describing and understanding the formative and evaluative processes of the dentistry internship from its subjects, documents and history. For the study, individual interviews were carried out with a semi-structured script with 10 women, 4 of whom were dental preceptors, 4 students, and 2 coordinators. The analysis of the interviews was carried out using the content analysis technique, where 9 categories and an analytical subcategory were elaborated that revealed a training process that is divided between the SUS and the private system and between the office and collective oral health. The student is lately inserted into the Itabirito family health strategy for an internship and stays there for 3 months. The analysis of the results sought to reveal a more humanized training, based on the principles and guidelines of primary care, with a high level of knowledge and complexity, characteristic of the Family Health Strategy, so that these future professionals are prepared to serve in the SUS.pt_BR
Aparece nas coleções:PROFSAÚDE - Mestrado (Dissertações)

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