Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15578
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Victor Luiz dapt_BR
dc.contributor.authorRuivo, Júlia Barbedo-
dc.date.accessioned2022-10-03T20:05:11Z-
dc.date.available2022-10-03T20:05:11Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationRUIVO, Júlia Barbedo. Diante da fratura do real: o realismo e o contemporâneo em Ricardo Lísias. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15578-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA obra de Ricardo Lísias parece se estabelecer em vias de transgredir e de inverter a regularidade em um jogo que vai além de suas regras, passando assim para fora dos limites convencionais da literatura. É nesse sentido que se propõe uma análise sobre como os procedimentos literários de Lísias refletem e ruminam os debates e conflitos teóricos efervescentes nos séculos XX e XXI, como a crise narrativa e a morte do autor. Ambos os pontos parecem estar essencialmente ligados à crise representativa, o que, por sua vez, têm impacto direto nos procedimentos estéticos do realismo e da literatura contemporânea. Com isso em vista, a partir da leitura e da análise bibliográfica, coloca-se em observação as publicações de Ricardo Lísias, de 1999 a 2016, desde Cobertor de estrelas até Inquérito policial família Tobias, em diálogo com autores como Karl Erik Schollhammer, Hal Foster, Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Luciene Azevedo e Giorgio Agamben, para refletir os sentidos do contemporâneo e do realismo no ofício literário que se desenvolve a partir de uma autoconsciência enunciativa. Sendo assim, observou-se como Lísias, tanto no aspecto formal, quanto no temático, coloca a ficção no centro da estrutura criativa, de modo a dividir com o leitor a construção e montagem dos sentidos, bem como expandir o efeito de realidade, de modo a proporcionar a experiência fraturada do real, tanto pelo choque, quanto pelo afeto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectRealidade na literaturapt_BR
dc.titleDiante da fratura do real : o realismo e o contemporâneo em Ricardo Lísias.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/09/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeRosa, Victor Luiz dapt_BR
dc.contributor.refereeGama, Mônica Fernanda Rodriguespt_BR
dc.contributor.refereeMagri, Ieda Mariapt_BR
dc.description.abstractenRicardo Lísias' work seems to establish itself to transgress and reverse regularity in a game that goes beyond its rules, moving outside the conventional boundaries of literature. In this regard, we propose an analysis of how Lísias' literary procedures reflect and ruminate theoretical debates and conflicts of the 20th and 21st centuries: especially, the narrative crisis and the death of the author, both related to a representational crisis, both impacting on realism and contemporary literature. Thus, from reading and bibliographic analysis, we explore Lísias’ publications between 1999 and 2016, from Cobertor de Estrelas to Inquérito Policial Família Tobias. From a dialogue with authors such as Karl Erik Schollhammer, Hal Foster, Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Luciene Azevedo, and Giorgio Agamben, we reflect on the meanings of contemporary and realism in a literary practice developed upon an enunciative self- awareness. Lísias – in both formal and thematic aspects – places fiction at the heart of the creative structure, sharing with the reader the charge involved in the construction of senses, as well as expanding reality’s effect. Therefore, his literature provides a fractured experience of realness, through disruption and affection.pt_BR
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DianteFraturaReal.pdf932,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons