Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15462
Título : | Formação de leitores no âmbito do projeto de extensão carro-biblioteca da UFOP. |
Otros títulos : | Training readers in the context of the UFOP mobile car-library extension project. Formación de lectores en el contexto del proyecto de extensión de autobus Biblioteca UFOP. |
Autor : | Corrêa, Hércules Tolêdo Mattos, Elton Ferreira de |
Palabras clave : | Letramento literário Incentivo à leitura |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | CORREA, H. T.; MATTOS, E. F. de. Formação de leitores no âmbito do projeto de extensão carro-biblioteca da UFOP. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 15, n. 27, p. 147-165, 2021. Disponível em: <https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/10545>. Acesso em: 06 jul. 2022. |
Resumen : | Este artigo tem como objetivo geral analisar as ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho são: identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais especificamente de leitores literários. A investigação fundamenta-se em estudos sobre o letramento, letramento literário e mediação de leitura. Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Assinalamos as práticas de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como a contação de histórias; os jogos e brincadeiras e as rodas de leitura. Após análise do conteúdo dos dados coletados, ratificamos a importância do Projeto na formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Identificamos, ainda, de forma mais sistemática, como ocorre essa colaboração universidade- comunidade. |
metadata.dc.description.abstracten: | This article aims to analyze the actions of the UFOP Bus-Library Extension Project for the training of readers, especially the training of literary readers. The specific objectives of the work are: to identify the practices of literary literacy that occurred within the scope of the Bus-Library Project work; analyze the project's contributions to the formation of readers, more specifically literary readers. The investigation is based on studies on literacy, literary literacy and reading mediation. As a research methodology, we adopted a qualitative approach through documentary research and semi-structured interviews. We point out the practices of literary literacy and the methodologies applied in each event held, such as storytelling; games and reading wheels. After analyzing the content of the collected data, we ratify the importance of the Project in the formation of readers, specifically literary readers, by appearing in communities, proposing literary activities and making books available. We also identified, in a more systematic way, how this university-community collaboration takes place. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15462 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.19177/prppge.v15e272021147-165 |
ISSN : | 2179-2534 |
metadata.dc.rights.license: | O periódico Poiésis permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/295>. Acesso em: 07 jul 2022. |
Aparece en las colecciones: | DEETE - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FormaçãoLeitoresÂmbito.pdf | 721,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.