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Title: Análise sobre a regulamentação do profissional do setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil.
Other Titles: Analysis on professional regulation of the information and communication technology sector in Brasil.
Authors: Silveira, Antonio Claudio Jorge da
Tonini, Adriana Maria
Keywords: Analista de sistemas
Regulamentação profissional
Projeto de lei
Issue Date: 2021
Citation: SILVEIRA, A. C. J. da; TONINI, A. M. Análise sobre a regulamentação do profissional do setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 21, artigo e021022, 2021. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657662>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Abstract: O presente artigo é parte de um estudo, todavia em andamento no PPGET – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, sob Área de Concentração e Linha de pesquisa: Processos Formativos em Educação Tecnológica. Objetiva-se trazer uma análise acerca do debate sobre a regulamentação profissional no setor da Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, a qual traz implicações diretas na inserção do egresso dos cursos do segmento digital no mercado de trabalho. Para tanto, por meio de uma perspectiva qualitativa, a investigação foi realizada a partir de um levantamento documental e bibliográfico sobre as propostas apresentadas em forma de Projeto de Lei (PL) à Câmara Federal dos Deputados e ao Senado Federal. Além disso, foram consultados artigos e teses que trataram da temática nos últimos 20 anos, a partir do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como levou-se em consideração o posicionamento de algumas empresas e órgãos do segmento de TIC no Brasil, como o Sindicado das Empresas de Processamento de Dados (SINDPD), a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com efeito, a análise evidencia que, nas últimas quatro décadas, houve um amadurecimento em torno das discussões sobre a regulamentação profissional do segmento de TIC no Brasil, todavia, percebe-se que o setor ainda está submisso às exigências corporativas de órgãos legislativos brasileiros, fato que compromete sua plena normatização profissional e, consequentemente, a emancipação jurídica dos profissionais da área.
metadata.dc.description.abstracten: This article is part of a study, however ongoing in PPGET - Graduate Program in Technological Education of CEFET-MG, under Concentration Area and line of research: Formative Processes in Technological Education. The objective is to bring an analysis about the debate on professional regulation in the sector of Information and Communication Technology in Brazil, which has direct implications for the insertion of graduates from digital courses in the labor market. To this end, through a qualitative perspective, the investigation was carried out from a documentary and bibliographical survey of the proposals presented in the form of a Bill of Law (PL) to the Federal Chamber of Deputies and the Federal Senate. In addition, articles and theses that addressed the topic in the past 20 years were consulted, using the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), as well as taking into account the positioning of some companies and bodies in the ICT segment in Brazil, such as the Data Processing Companies Syndicate (SINDPD), the Brazilian Association of Information Technology Companies (ASSESPRO) and the Brazilian Computer Society (SBC). In fact, the analysis shows that, in the last four decades, there has been a maturation around the discussions on the professional regulation of the ICT segment in Brazil, however, it is clear that the sector is still subject to the corporate requirements of Brazilian legislative bodies, a fact that compromises their full professional standardization and, consequently, the legal emancipation of professionals in the area.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15456
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657662
ISSN: 1676-2584
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
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