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Título: O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas : engajamento dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em tempos pandêmicos.
Autor(es): Santos, Maryana de Fátima Fonseca
Orientador(es): Freitas, Cláudia Avellar
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Metodologias ativas
Análise do discurso
Data do documento: 2022
Membros da banca: Franco, Luiz Gustavo
Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Freitas, Cláudia Avellar
Referência: SANTOS, Maryana de Fátima Fonseca. O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas: engajamento dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em tempos pandêmicos. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender como os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Sete Lagoas se engajam em uma atividade baseada nas metodologias ativas – MA, proposta no produto educacional, em período de pandemia. O produto educacional é constituído por dez atividades ancoradas nos pressupostos das metodologias ativas, em que exploram diferentes estratégias, contemplam os conteúdos do 9º ano do E.F., e são associadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, de modo a oferecer à professora participante diferentes possibilidades para desenvolver em suas aulas práticas pedagógicas com esse viés. A atividade desenvolvida com a turma do 9º ano diz respeito às ideias evolucionistas e abrangeu a sala de aula invertida com a realização de quiz e instrução por pares. A pesquisa é classificada como qualitativa e apresenta finalidades descritiva e explicativa. Para construção dos dados utilizamos a observação participante, as conversas informais, a entrevista e a aplicação de questionário. Os dados foram discutidos à luz das teorias do círculo de Bakhtin sobre o funcionamento da linguagem por meio dos enunciados. No primeiro momento, os estudantes não se engajaram na atividade, porém apresentaram mudança de atitude no decorrer do seu desenvolvimento, demonstrando engajamento nas outras etapas. O contexto em que ocorreu o desenvolvimento da pesquisa, logo após o retorno ao ensino presencial é uma das possíveis razões para essa mudança de atitude, pois, inicialmente os estudantes não fizeram a leitura, primeira etapa da atividade, mas o apoio e orientação da professora e as oportunidades oferecidas a eles para participarem, a partir de elementos de gamificação e a troca de ideias com os colegas, despertaram seu interesse, motivando-os. As pesquisas sobre as MA na educação básica precisam se expandir para que possamos (re) conhecer seus potenciais e fragilidades, as demandas para sua adoção por parte dos professores e a forma como os alunos nelas se engajam.
Resumo em outra língua: This work had as general objective to understand how the students of the 9th year of the elementar school, from a state public school in Sete Lagoas engage in an activity based on active methodologies - MA, proposed in the educational product, in a pandemic period. The educational product consists of ten activities anchored in the assumptions of active methodologies, which explore different strategies, cover the content of the 9th grade of primary school, and are associated with the skills of the Common National Curriculum Base - BNCC, in order to offer the participating teacher different possibilities to develop in their classes pedagogical practices with this bias. The activity developed with the 9th grade class concerns evolutionary ideas and covered the flipped classroom with quiz and peer instruction. The research is classified as qualitative and presents descriptive and explanatory purposes. To construct the data we used participant observation, informal conversations, interviews, and the application of a questionnaire. The data were discussed in the light of the theories of Bakhtin's circle about the functioning of language through statements. In the first moment, the students did not engage in the activity, but showed a change of attitude during its development, demonstrating engagement in the other stages. The context in which the development of the research took place, soon after the return to face-to-face teaching is one of the possible reasons for this change in attitude, since, initially, the students did not do the reading, the first stage of the activity, but the support and guidance of the teacher and the opportunities offered to them to participate, based on gamification elements and the exchange of ideas with colleagues, aroused their interest, motivating them. Research on MA in basic education needs to expand so we can (re)know its potentials and weaknesses, the demands for its adoption by teachers, and how students engage in it.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15439
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 09/09/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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