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Título: Biblioteca comunitária Santo Antônio do Salto : um instrumento de democratização do conhecimento e valorização da cultura.
Título(s) alternativo(s): Santo Antônio do Salto community library : an instrument for democratizing knowledge and cultural valorization.
Autor(es): Souza, Crislaine Aparecida André de
Souza, Cristileine Aparecida André de
Totti, Emilcy das Graças Guimarães
Nogueira, Francielle Câmara
Pereira, Carlos Alberto
Palavras-chave: Universidade Federal de Ouro Preto
Projeto de extensão
Extension project
Data do documento: 2021
Referência: SOUZA, C. A. A. de. et al. Biblioteca comunitária Santo Antônio do Salto: um instrumento de democratização do conhecimento e valorização da cultura. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 12, p. 115708-115717, dez. 2021. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/41105>. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: Os centros culturais comunitários surgiram com a necessidade de amenizar as desigualdades sociais. Neste contexto, visando apoiar o desenvolvimento educacional de bairros periféricos de Ouro Preto e região, em 2001, o Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) - UFOP desenvolveu o projeto "Oficina de Ciência e Cidadania" que introduziu bibliotecas comunitárias em Ouro Preto. Atualmente, o departamento expandiu este projeto para o distrito de Santo Antônio do Salto através da criação do "Ponto de Leitura e Cidadania: Biblioteca Comunitária Santo Antônio do Salto", quem tem como principais objetivos trabalhar com a comunidade e garantir acesso a elementos básicos, como leitura, ciência e acesso ao livro. A biblioteca visa: i) a participação e opinião dos moradores através de um questionário virtual Google sobre as atividades a serem realizadas; ii) a implantação da biblioteca no espaço "Clube de Mães"; iii) a criação de políticas para arrecadação dos livros; iv) a adesão de um sistema computacional para registros e controle do acervo; v) a criação de redes sociais e site (https://santo-antonio-do-salto.webnode.com). Os 98 moradores que participaram do questionário virtual reconheceram a necessidade de criar um espaço destinado à aprendizagem e lazer. Atividades como vídeos curtos sobre prevenção ao covid-19, e um tutorial de como fazer uma pipa - ambos elaboradas pelos moradores - foram realizadas remotamente através do site e de redes sociais. A realização do projeto possibilita o estreitamento e a troca de saberes entre universidade e sociedade, enfatizando o dever social da instituição para com a diminuição das desigualdades pedagógicas de crianças e jovens.
Resumo em outra língua: Community cultural centers emerged from the need to reduce social inequalities. In this context, aiming to support the educational development of outlying neighborhoods of Ouro Preto and its surroundings, in 2001, the Department of Mining Engineering (DEMIN) - UFOP developed the project “Workshop of Science and Citizenship” that introduced community libraries in Ouro Preto. At the moment, the department has expanded this project to the district of Santo Antônio do Salto through the creation of the “Reading and Citizenship Point: Santo Antônio do Salto Community Library”, whose main goals are to work with the community and to ensure access to basic elements, such as reading, science and access to books. The library aims at: i) the participation and opinion of the residents through a Google virtual questionnaire about the activities to be carried out; ii) the implantation of the library at the “Clube de Mães” space; iii) the creation of policies for the collection of books; iv) the adhesion of a computational system for records and control of the collection; v) the creation of social networks and of a website (https://santo-antonio-do- salto.webnode.com). The 98 residents who participated in the virtual questionnaire recognized the need to create a space for learning and for recreation. Activities such as short videos on COVID-19 prevention and a tutorial on how to make a kite – both elaborated by residents - were carried out remotely through the website and social networks. The realization of the project enables the narrowing and exchange of knowledge between university and society, emphasizing the institution's social duty to reduce the educational inequalities of children and young adults.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15432
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-368
ISSN: 2525-8761
Licença: O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.
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